Gligoric,Svetozar – Najdorf,Miguel [B91]
Zurich ct Zurich (18), 1953 [Bronstein,D]
[DEFESA SICILIANA]
1.e4 c5 2.Cf3 d6 3.d4 cxd4 4.Cxd4 Cf6 5.Cc3 a6 6.g3 e5 7.Cde2 Be6 8.Bg2 b5 [; Najdorf repete a jogada que Kotov jogou contra o Gligoric (Partida N. 66). Nesta ocasião, o Gligoric inicia imediatamente as operações na ala da dama.] 9.a4 [,] [Como sugiriu um dos espectadores do torneio, 9.Cf4 era jogável, e se as pretas aceitam o sacrifício, 9…exf4 10.e5 atacando simultaneamente a8 e f6. Se não o aceitam, o N ocupa triunfantemente d5.] 9…b4 10.Cd5 Cxd5 11.exd5 Bf5 12.0–0 Cd7 13.Bd2 Tb8 14.f4 Bg6 15.h3 f6 16.Rh2 Be7 17.a5 Dc7 18.c3 b3 19.f5 Bf7 [Diagrama]; Um momento interessante: uma R toma posse de uma linha aberta no meio do jogo, não uma coluna, como de costume, mas a quarta linha, completamente livre de peças. Najdorf poderia ter evitado isso com 16 … a5, mas, é claro, não ocorreu a ele que com todas as peças no meio-jogo, seu oponente iria abrir a quarta linha e ocupá-la com uma R.] 20.Ta4 [, Ao fazer essa jogada original, Gligoric ofereceu empate, Najdorf não aceitou, embora seu oponente não permita uma avaliação tão otimista, como ele provou mais tarde.] 20…Cc5 [;] [Por exemplo, após 20…0–0 21.Cc1 Cc5 22.Tb4! Dxa5 23.Cxb3 e as brancas tem bom jogo.] 21.Tg4 g6 22.Tb4 [, Inesperado e muito ousado. As brancas deixam seu P f5 em troca de tentar ganhar o P de b3. O estilo austero do Gligoric é irreconhecível neste jogo.] 22…gxf5 23.Be3 0–0 24.Cc1 Bg6 25.Cxb3 Txb4 26.cxb4 Ce4 27.De2 Db7 28.Cd2 [, Tablas. Mas agora najdorf ofereceu tablas, que as brancas aceitaram embora tenham melhor posição.] [28.Cd2 Não é bom para os pretas tomarem em b4 28…Dxb4 em vista de 29.Cxe4 fxe4 30.Bh6 , (e a possível 30.Dxa6 Dxb2 31.Db6 e as negras perdem se trocam as damas.) . 30…Tb8 31.Tf2 ameaçando h4–h5.; 28.Cd2 Talvez as negras podiam salvar-se sacrificando uma peça: 28…Cxg3 29.Rxg3 f4+ 30.Bxf4 exf4+ 31.Txf4 f5 A análise de Najdorf continua até o lance 51. Não é preciso dizer que as variantes têm interesse indubitável, mas mais interessante teria sido se o jogo tivesse continuado.] ½–½
Bronstein,David I – Petrosian,Tigran V [A53]
Zurich ct Zurich (18), 1953 [Bronstein,D]
[DEFESA INDIA DO REI]
1.d4 Cf6 2.c4 d6 3.Cc3 Cbd7 4.Bg5 h6 5.Bh4 g5 [; Um desses lances que mudam abruptamente o curso da luta e forçam o adversário a “repensar” cada detalhe da posição. O mecanismo de … g5 é simples: o preto irá trocar o B oposto em g3, o que favorecerá o seu B de casas pretos. Por outro lado, “os peões não podem voltar atrás” e o deslocamento de P g7 para g5 determina prematuramente a estrutura do peão deste flanco e torna mais fácil para as Brancas formularem planos específicos.] 6.Bg3 Ch5 7.e3 Cxg3 8.hxg3 Bg7 9.Bd3 Cf6 10.Dd2 c6 11.0–0–0 Da5 [; As três últimas jogadas brancas de “ataque” são realmente inofensivas, já que foram áreas ofensivas erradas. Os defeitos do sistema escolhido por Petrosian poderiam ter se manifestado no 9º lance com f4, tomando como objetivo o g5.] 12.Rb1 Bd7 13.Cge2 e6 14.Cc1 0–0–0 15.Cb3 Dc7 16.De2 The8 17.e4 [, O branco gastou muito tempo preparando para esse avanço, que tenta atacar as excelentes linhas defensivas negras.] 17…c5 18.e5 dxe5 19.dxe5 Cg8 20.f4?! [, Agora, dez movimentos depois, isso é inadequado e permite que as pretas abram com vantagem a posição.] 20…gxf4 21.gxf4 f6 22.Cb5 Bxb5 23.cxb5 Rb8 24.Tc1 b6 25.Bg6 Tf8 26.The1?! [, A oferta branca de P é um erro. Sua idéia de trazer o R preto para e5 não pode ser aprovada, pois eles não têm meios para explorar a diagonal h1–a8 ou abrir a coluna “d” em vista da infeliz situação de N em b3. Assim, os “dogmas” de Tarrasch foram esquecidos.] 26…fxe5 27.fxe5 Td5 28.Be4 Txe5 29.Dc2 Td8 30.Ted1 Txd1 31.Txd1 Ce7 32.Cd2 [, Tablas. A posição branca não sería mal se este bando pode situar um N em c4]
[32.Cd2 No entanto, o preto pode impedi-lo por meio de 32…c4! e agora 33.Cxc4 Txb5 .; 32.Cd2 c4! ou 33.Dxc4 Dxc4 34.Cxc4 Txb5 .; 32.Cd2 c4! Mas branco não deve tomar o P. Seria melhor 33.a4 e a retirada de B para f3, a fim de criar ameaças contra K preto. Petrosian, que estava com pressa, não viu 32 … c4 e aceitou a oferta de empate imediatamente.] ½–½
Reshevsky,Samuel Herman – Averbakh,Yuri L [E46]
Zurich ct Zurich (18), 1953 [Bronstein,D]
[DEFESA NIMZOINDIA]
1.d4 Cf6 2.c4 e6 3.Cc3 Bb4 4.e3 0–0 5.Cge2 d5 6.a3 Be7 7.cxd5 exd5 8.Cg3 Be6 [; Considerando que as brancas não impediram … c5, as negras deveriam aproveitar essa possibilidade para se desenvolver mais livremente. O N da dama, em particular, poderia jogar c6 em vez de d7. Averbakh escolhe um esquema sólido, mas passivo, no qual as pretas não têm contra chances suficientes e, apenas o empate pode ser esperarado.] [Com 8…c5 as negras haveriam eliminado o P d4 docentro, abrindo a coluna “c” e liberado e5 para uma peça.] 9.Bd3 Cbd7 10.0–0 c6 11.Bd2 Te8 [; As negras acreditam que eles resolveram seu problema básico na Nimzoindia impedindo as brancas de jogar e4. O branco começa a preparar agradavelmente o avanço do seu P “e”, enquanto os pretas, como antes, se desdobram como se fossem sitiados e sua saída … a5–a4 só tem um caráter simbólico. Por causa dessa tática, a situação negra fica muito pior nos próximos doze lances: marcar o tempo com o B (… Be6–d7–c8–e6) não está relacionado a nenhum plano e destina-se apenas a demonstrar a inacessibilidade da posição preta. Enquanto isso, as brancas tentam concentrar suas forças para o golpe decisivo.] 12.Dc2 a5 13.Cce2 Cb6 14.Cf4 Bd7 15.Tfe1 Bf8 16.f3 Bc8 [; As negras seguem sem permitir e4, mas Reshevsky sem embargo, leva a cabo seu plano.] 17.Tac1 g6 18.Cfe2 Bg7 19.h3 a4 20.e4 dxe4 21.fxe4 Be6 22.Be3 Bb3 23.Dd2 [Diagrama], Branco construiu um forte centro. A próxima fase do plano é atacar K, mas ainda não chegou a hora de as peças entrarem na batalha: o ataque deve começar com o avanço de P “h” para abrir a muralha da fortaleza. Este jogo é característico da arte de Reshevsky. Longe de lançar o ataque em linha reta, ele acumula vantagens de maneira consistente, ao mesmo tempo em que tenta evitar qualquer contra-ataque por parte de seu oponente. Averbakh é confundido pela lentidão do ataque branco e também confunde a prudência com a indecisão. A posição exige tomar medidas fortes sobre a ala da dama.] 23…Cfd7 24.Bg5 f6 [; Um enfraquecimento desagradável da ala do rei. Com o P em f7, a manobra branca padrão h4–h5 perde muito de sua força, já que as pretas sempre podem recapturar com P “f” se Branco jogar hxg6.] [Se 24…Bf6? é ruim, porque o branco troca o B, move o R para f1 e empurra o P “e”.; Se Retira a Q a 24…Dc7 É desfavorável, já que seria uma posição desconfortável.] [. A única esperança de Averbakh é contra-atacar o centro branco (30 … c5).] 25.Be3 Cf8 26.h4 [, O P “h” pode ser parado com 26 … h5.] [Por consiguinte, 26.Bh6! e só depois 27.h4 seria a sequencia precisa.] 26…Bf7?! 27.h5 Ce6 [; Com …Ne6, …Bf8 e …Nd7, os defensores do castelo estão prontos para a batalha, prontos para vender suas vidas. O preto, por outro lado, está preparado para jogar … c5.] 28.Tf1 Bf8 29.Tf2 Cd7 30.Tcf1 c5 [; Finalmente! Mas não teria sido melhor fazer essa jogada na oitavo lance?] 31.d5 Cc7 32.hxg6 hxg6 [; La adquisición negra de la casilla e5 para sus piezas no compensa en absoluto el potencial derivado del dominio de la columna “h”. La única cuestión es cómo podrán las blancas doblar o emplazar sus piezas allí.] 33.Tf4 b5 34.Th4 Ce5 35.Rh1 [Diagrama] 35…Dd7? [; A situação negra, é claro, é inevitável, mas um grande mestre não deve deixar-se levar tão submissamente, entregando um P chave de sua posição por nada. As brancas poderiam ter começado a conquista de h6 e g7 em seu 35º lance, com os 35. Bh6! acima mencionado. Seu lance de espera, Kh1, não era particularmente necessário, já que o K branco não estava ameaçado onde estava. É claro que Reshevsky não estava inteiramente determinado a reforçar o ataque, e como ele estava em seu problemas habituais de tempo, ele pretendia fazer alguns lances que não comprometessem sua posição, a fim de alcançar o controle.] [Nestas circunstancias, Averbakh tenia que jogar 35…b4 para inicar ao menos algum tipo de complicações. Uma possibilidade para os apuros de tempo era, por exemplo: 36.Bh6 Cxd3 37.Bxf8 Rxf8 38.Dxd3 e as negras, de algum modo, escapam do temporal.; 35…b4 Mas se as brancas não joguem Bh6 e contestem, digamos 36.axb4 então 36…a3 dá as negras algumas conta chances.] [Depois do descuido de Averbakh a tarefa branca é mais fácil.] 36.Txf6 Cg4 [;] [A partida haveria tomado um rumo similar com 36…Be7 37.Bg5! etc.] 37.Bg5! Bg7 [; Admitindo que a qualidade conduziría ao mate] [Por exemplo: 37…Cxf6? 38.Bxf6 Bg7 39.Bxg7 Rxg7 a Q branca da xeque em c3 40.Dc3+ com ameaças decisivas.] 38.Tf4 Ce5 39.Bf6 Bxf6 40.Txf6 Rg7 41.Dg5 Th8 42.Cf5+ Dxf5 43.Txf5 Txh4+ 44.Rg1 [, As negras abandonam.] 1–0
Keres,Paul – Szabo,Laszlo [B92]
Zurich ct Zurich (18), 1953 [Bronstein,D]
[DEFESA SICILIANA]
1.e4 c5 2.Cf3 d6 3.d4 cxd4 4.Cxd4 Cf6 5.Cc3 a6 6.Be2 e5 7.Cb3 Be7 8.Be3 Be6 9.0–0 Cbd7 10.f4 [, Os vários sistemas de desenvolvimento desta abertura distinguem-se sobretudo pela situação dos peões “f” e “a”. Contra Najdorf, no jogo 88, Geller jogou f3 e a4. A posição branca estava ativa, embora um pouco instável no centro; contra Kotov, no jogo 36, Smyslov avançou os dois peões apenas uma casa. No presente jogo, Keres move f4, mas por um tempo indefinido ele deixa P “a” em sua casa original. Pessoalmente, prefiro o esquema a4 e f3. Os estilos criativos dos mestres são revelados a partir da mesma abertura. O leitor deve adotar uma atitude crítica em relação às anotações do gênero “a4 é melhor” ou “f3 é mais calmo”. Existem muitas estradas no início do jogo e mais de uma leva a Roma.] 10…Tc8 11.Rh1 Bc4 [; Apesar dos princípios posicionais, Szabo propõe trocar seu B bom e está certo. Em primeiro lugar, este B vive sob terror constante do avanço de P “f”, por isso não é tão bom. Em segundo lugar, Szabo quer aproveitar a instabilidade do P e4 para lutar por d5 e, assim, transformar seu B rei em outro “B bom”.] 12.Cd2 Bxe2 13.Cxe2 0–0 14.Cg3 d5 15.fxe5 Cxe5 [;] [15…Cxe4 não é tão bom devido a 16.Cdxe4 dxe4 17.Bd4 etc.] 16.Bd4 [, Keres inicia complicações interessantes nas quais, no entanto, as pretas tem contra chances suficientes. As variantes mais agradáveis para o branco surgiriam após 16 … Nc6 ou 16 .. . Ng6. Por exemplo:] [16.Bd4 1) 16…Cc6 17.Bxf6 Bxf6 18.exd5 Dxd5 19.Cde4 etc.; 16.Bd4 2) 16…Cg6 17.e5 , (ou como na primera variante 17.Bxf6 etc.) . 17…Cd7 18.Cf3] [. Szabo, como é habitual, elege a continuação mais ativa.] 16…Cfg4 [Diagrama] 17.Tf4 [, As brancas conseguem NN por R e PP, depois desta jogada.] [Enquanto 17.h3 não constituiria nenhuma ameaça: as negras responderiam 17…Bc5 como na partida. E se 18.hxg4 sempre teriam o cheque em h4.] 17…Bc5 18.Bxc5 Txc5 19.Txg4 Cxg4 20.Dxg4 Txc2 21.Cf3 dxe4 22.Dxe4 Txb2 23.h3 Te8 24.Da4 [. Na partida 186, Kotov vs Najdorf, falaremos novamente sobre a força relativa de Q, R e N. O N e a Q se complementam. O N é forte no centro e quando há peões inimigos. A R é forte no final do jogo, quando há espaço suficiente para desenvolver sua grande capacidade de movimento. Com base nessas considerações, As brancas deveriam usar seus cavalos na ala do rei, não deveria, é claro, trocar as damas, mas tentar impor um jogo combinatório.] [Neste sentido, aqui está uma continuação possível: 24.Dg4 Df6 25.Tf1 Dg6 26.Cg5 Dc2 27.Df3 etc.; ou 24.Dg4 Dc8 25.Cf5 Dc3 26.C3d4 etc.] 24…Dc8 25.Cf5 Dc6 26.Dd4 [Ainda agora 26.Dg4 Df6 (26…Dg6?? 27.Ce7+!) 27.Td1 não era ruim. [Entretanto, trocar as damas para obter um controle permanente de f5 para os cavalos era tentador. Era muito difícil prever que os destinos tivessem reservado para eles no outro flanco.] 26…Df6 27.Dxf6 gxf6 28.a4 Tb4 29.a5 [A posição ativa de N de f5 deve ser explorada para atacar f7. Para fazer isso, seria necessário mover a R para d7 sem se preocupar com o P “a”, já que seria imediatamente recuperado:] [29.Td1 Txa4 30.Td7 com as ameaças 31.Nh6+ e 31.Rxb7.] [O textual, aparentemente boa, torna o final difícil para as brancas.] 29…Tf4 30.Cd6 Tb8 31.Tb1 Ta4 32.Txb7 Txb7 33.Cxb7 [Diagrama], Às vezes, um N, apoiado por um P no centro do tabuleiro, é tão forte quanto uma R. Mas na borda do tabuleiro o N não funciona com todo o seu poder, e aqui uma única R pode competir com um par de cavalos. O plano preto para incorporar o seu K ao jogo e expulsar os dois cavalos ou forçar a troca de ambos pela R, parece muito perigoso. A próxima manobra de Keres – construir uma posição defensiva impecável, usando apenas NN e um P, sem o K – é de grande beleza.] 33…Rf8 34.Cd2 Re7 35.Cb3 Tb4 36.C3c5 [Diagrama]. Uma posição notável! Os NN por si só impedem a aproximação do K. O preto avança seu P f5 para abrir um caminho para seus K: f6–e5–d4 pelos casas pretos.] 36…f5 37.Rg1 Tb5 [; Caso contrário, o N teria um garfo decisivo assim que o K preto atingisse em e5.] 38.Rf2 Rf6 39.Cd7+ Re6 40.Cb6 [, Os cavalos se reagrupam e continuam mantendo o K inimigo à distância. A R negra trata de entrar agora lateralmente.] 40…Re5 41.Rg3 Tb3+ [;] [Aqui as negras dispõem da interesante posibilidade 41…f4+ com idéia de 42.Rh4 com a tentativa de ganhar P g2 com … Rg3. Isso, no entanto, dificilmente poderia ter mudado o resultado do jogo.] 42.Rh4 Tc3 43.Cc5! Txc5 [; As negras devem tomar o N, quer eles queiram ou não, e mesmo que tenham um final com um peão extra, eles não podem vencer.] 44.Cd7+ Rd6 45.Cxc5 Rxc5 46.Rg5! [, Característica de finais de peões. O K, claro, está caminhando para P h7. Se as pretas não moverem seu K a b5, mas d4, então as brancas reservariam a possibilidade de capturar antes P f5.] 46…Rb5 47.Rh6 Rxa5 48.Rxh7 Rb4 49.h4 a5 50.h5 a4 51.h6 a3 52.Rg8 a2 53.h7 a1D 54.h8D [, As negras só estão a um kance da viória…] 54…Da8+ 55.Rh7 Dxg2 [;] [55…Dxh8+ 56.Rxh8 Rc3 57.Rg7 também conduz a tablas.] 56.Dd4+ Rb3 57.Dd3+ [, Tablas.] ½–½
Smyslov,Vassily – Euwe,Max [A07]
Zurich ct Zurich (18), 1953 [Bronstein,D]
[ABERTURA RETI O sacrifício de um P para obter linhas abertas no centro é uma das idéias estratégicas mais antigas e pode ser encontrado nos jogos clássicos de Greco, Morphy, Anderssen, Chigorin, Alekhine e Spielmann. Às vezes os peões sacrificam para abrir as diagonais aos bispos. O exemplo mais notável disso é o Gambito Danês: 1.e4 e5; 2.d4 exd4; 3.c3 dxc3; 4.Bc4 cxb2; 5.Bxb2. Mas esses sacrifícios que abrem caminho para as torres são considerados mais promissores, especialmente em relação a um ataque direto ao K. Com este objetivo, às vezes não apenas são dados peões, mas também peças. Além dos conhecidos gambitos do século passado, nossos ancestrais estavam familiarizados com o “duplo” (e duplamente violento) Gambito Muzio: 1.e4 e5; 2.f4 exf4; 3.Nf3 g5; 4.Bc4 g4 5.0–0 gxf3; 6.Bxf7+ Kxf7; 7.Qxf3. Esta jogada ainda é encontrada esporadicamente hoje em dia. É verdade que um mestre ou um grande mestre contempla esse tipo de jogo com algum ceticismo, mas eles podem encontrar um bom número de jogadores de força média que os amam. Por exemplo, essa abertura foi uma das armas mais assustadoras de Volodya Smirnov, um jogador de primeira classe de Moscou, que morreu prematuramente. Smirnov fez sérias análises pessoais sobre o Muzio. veja o exemplo Smirnov vs Tijonov, Moscou, 1954. mas enquanto no passado era comum sacrificar um P na segunda ou terceira jogada, hoje tais escaramuças geralmente não ocorrem. Não por causa do medo do risco. Longe disso. Francamente, a Defesa India do Rei é muito mais arriscada para os pretas do que o Gambito do Rei das Brancas. E, no entanto, não temos medo de entrar na Índia do Rei, enquanto os amantes da Gambito do Rei diminuem dia a dia, assim como os da Abertura Escocesa, do Giuoco Piano e das Vienenses. A razão para tudo isso é que nessas aberturas a breve escaramuça central leva a uma estrutura fixa de peões e várias trocas e, acima de tudo, a luta que geralmente resulta é muito árida e vazia. Hoje sabemos sacrificar peças e peões tanto quanto Morphy e Anderssen sabiam em seus dias, mas típico do jogo moderno que os sacrifícios levam a um estágio avançado de combinações de partida e, entretanto, permanecem latentes por trás da máscara do jogo posicional. O jogo Smyslov vs Euwe está saturado de idéias combinativas que surgem organicamente da posição e é um dos melhores modelos de criatividade do xadrez.]
1.Cf3 [Smirnov vs Tijonov, Moscú, 1954: 1.e4 e5 2.f4 (2.Cf3 d6 3.d4 Bg4 4.dxe5 Bxf3 5.Dxf3 dxe5 6.Bc4 Cf6 7.Db3 De7 8.Cc3 c6 9.Bg5 b5 10.Cxb5 cxb5 11.Bxb5+ Cbd7 12.0–0–0 Td8 13.Txd7 Txd7 14.Td1 De6 15.Bxd7+! Cxd7 16.Db8+!! Cxb8 17.Td8# Morphy vs Duque de Brunswig e o Conde Isouard, Ópera de París, 1858.) 2…exf4 3.Cf3 g5 4.Bc4 g4 5.0–0 gxf3 6.Dxf3 Df6 7.e5 Dxe5 8.Bxf7+ Rxf7 9.d4 Dxd4+ 10.Be3 Df6 11.Bxf4 Bg7 12.Cc3 Ce7 13.Cd5 Cxd5 14.Dxd5+ De6 15.Bd2+ Rg8 16.Tae1!! Dxd5 17.Te8+ Bf8 18.Bh6!! Abandonam as negras.] 1…Cf6 2.g3 d5 3.Bg2 Bf5 4.0–0 Cbd7 5.d3 c6 6.Cbd2 h6 [;] [tendo reforçado o P “d” com c6, era mais apropriado ocupar o centro com 6…e5] [A desvantagem do jogo textual é que o rei será bloqueado por seus próprios peões, os pretas não poderão se alojar em breve na ala do rei. Smyslov explora essa circunstância com 7.e4 !, muito depois de Morphy, mas não com menos efeito.] 7.e4! dxe4 8.dxe4 Cxe4 9.Cd4 Cxd2 [; Não seria melhor desistir do par de bispos, jogando 9 … Nd6; do que favorecer o desenvolvimento do adversário?] [Depois de 9…Cd6 10.Cxf5 Cxf5 11.Te1 e6 ; (ou 11…g6 12.Ce4 etc.) . 12.Bh3 Cd6 13.Dh5 As brancas teriam que provar a exatidão do sacrifício.] 10.Bxd2 Bh7 [Diagrama] 11.Bc3 [, Não tenho dúvidas de que, uma vez, muito antes de os métodos sutis do jogo posicional moderno terem sido desenvolvidos, foi considerado deselegante ter uma peça ou P a mais. Neste caso, as brancas teriam sacrificado seu N em c6, a fim de abrir caminho para o santuário do K inimigo. A premissa estratégica para o sacrifício é o completo isolamento das torres negras e dos bispos.] [As variantes específicas podriam ser: a) 11.Cxc6 bxc6 12.Bxc6 Tc8 13.Ba5! etc.; b) 11.Cxc6 bxc6 12.Bxc6 Bf5 13.Df3 Tc8 14.Ba4 . O branco então colocaria um R em d1 e obteria um esquema muito semelhante à partida bem conhecida de Morphy contra o duque de Brunswig e o conde Isouard, e as pretas não poderiam se libertar. A partida de Morphy referida ocorreu na Ópera de Paris, em 1858, durante uma exposição de “O Barbeiro de Sevilha”. Morphy foi capaz de anunciar um belo mate para seus distintos adversários.] [. O jogo textual indeciso muda o rumo do jogo e obriga Smyslov a mostrar uma enorme inventividade e criar novas chances ofensivas.] 11…Dc7 12.Df3 e5 13.Tfe1 0–0–0 14.Cb3 f6? [; Euwe constrói uma cadeia de peões nos casas pretas, sem se preocupar com o bispo das casas brancas estar alejado da partida. Smyslov em breve explorará esta circunstância perfeitamente.] [14…f5 deveria ser jogado de imediato.] 15.Ba5 Cb6 [; As negras superestima sua posição e se recusa a fazer concessões de qualquer tipo.] [Eles deveriam ter jogado 15…b6 16.Bc3 Cc5 . Embora as brancas tenham algumas chances depois 17.Cxc5 Bxc5 18.a4 Bd4 19.a5 etc., os riscos deveriam ser recíprocos.] [Agora não há perigo para as brancas.] 16.c4 Td3 17.Dh5 De7 18.Bf1 g6 [; É desagradável bloquear o próprio B.] [Mas depois da única retirada do R a 18…Td7 e após 19.Bh3 as negras teria que jogar 19…f5] 19.De2 Td7 20.De3 Rb8 21.Tad1 Cc8 [; Nuvens pairam sobre a posição do K preto.] [O lance recomendado por Euwe e Stahlberg, 21…Bg8 não mudaria essencialmente a posição. Por exemplo: 22.Bxb6 axb6 23.Dxb6 ameaçando Na5.] 22.Bh3 [, Como resultado de 14 … f6? em vez do imediato 14 … f5, a diagonal c8–h3 é muito fraca. Agora eles são forçados a mover seu P f para f5, mas isso será apenas de ajuda parcial.] 22…Txd1 23.Txd1 f5 24.Bb4! [, Iniciando uma série de golpes combinativos. Com este lance, as brancas revelam a posição exposta de P e5 em primeiro lugar, bem como o P h6:] 24…Df6 [;] [Se 24…Df7 25.Bxf8 Txf8 26.Dxh6] 25.Bc3 Bg7 [; Outra concessão negra: O B branco controla c5.] 26.Cc5 Ra8 [;] [Se 26…Cb6 seguiria 27.Td7!] [Mas agora há um resultado rápido.] 27.Cxb7 Rxb7 28.Td7+ Ra8 [Diagrama] 29.Dc5 [, Suficiente para ganhar a partida.] [Mas todo jogador de xadrez – do iniciante ao grande mestre – produziria mais prazer 29.Bg2 Te8 30.Bxe5 , (A prosaica 30.Txg7 Dxg7 31.Bxc6+ Rb8 32.Bxe8 Seria, portanto, menos forte.) . 30…Txe5 31.Dxe5! Dxe5 32.Bxc6+ Rb8 33.Tb7+ Ra8 34.Tb3#] 29…Cb6 30.Txg7 Dxg7 31.Bxe5 Dd7 32.Bxh8 [, Um P extra e o par de bispos descrevem claramente o resultado do jogo. A próxima fase não é particularmente interessante. Smyslov poderia jogar em alguns momentos com maior precisão e, acima de tudo, não deveria permitir a troca de damas.] 32…Rb7 33.Bd4 De6 34.Bf1 Bg8 35.b3 f4 36.a4 fxg3 37.hxg3 Bf7 38.a5 Cc8 39.Bg2 [,] [Era imediatamente decisivo 39.a6+ Rxa6 40.Db4 etc.] [Agora a partida se prolonga.] 39…Dd6 40.a6+ Rxa6 41.Bxc6 Dxc5 42.Bxc5 Cb6 43.Rf1 Be6 44.Re2 Cd7 45.Bd4 Ra5 46.Bc3+ Rb6 47.Be4 g5 48.Bd4+ Ra5 49.Bxa7 Rb4 50.Bc2 Rc3 [; O preto passou por dificuldades, mas agora respira momentaneamente, considerando a desvantagem material.] 51.Bd1 Ce5 52.Re3 Cc6 53.Bb6 g4 54.Rf4 h5 55.Be3 Ca5 56.Re5 Bc8 57.c5 Cxb3 58.Be2 Ca5 59.Bb5 Cc4+ 60.Rf4 Cxe3 61.fxe3 Rb4 62.Be8 h4 63.gxh4 Rxc5 64.h5 g3 65.Rxg3 Rd5 66.h6 Bf5 67.Rf4 Bh7 68.Rg5 [, As negras abandonam.] 1–0
Geller,Efim P – Stahlberg,Gideon [C08]
Zurich ct Zurich (18), 1953 [Bronstein,D]
[DEFESA FRANCESA]
1.e4 e6 2.d4 d5 3.Cd2 c5 4.exd5 exd5 5.Cgf3 Cf6 6.Bb5+ Bd7 7.Bxd7+ Cbxd7 8.0–0 Be7 9.dxc5 Cxc5 10.Cd4 [, As brancas isolaram o Pd5 inimigo, mas seu próximo plano não tem conexão com o ataque naquele ponto. O jogo branco é baseado no fato de que a casa d4 está totalmente disponível para o branco, oferecendo-lhes uma boa base para suas peças. Uma peça em d4 exercerá forte pressão em ambos os flancos. Esta idéia, no entanto, é um pouco nebulosa: controlar até mesmo os melhores casas no tabuleiro não pode inclinar o jogo se não for acompanhado por um ataque. Os objetivos específicos do ataque são definidos neste jogo com uma clareza peculiar após … g6 e …f5, mas Stahlberg encontra recursos defensivos suficientes, um dos quais é a centralização de um N em e4.] 10…0–0 11.Cf5 Te8 12.Cb3 Ce6 13.Be3 [,] [13.Cxe7+ Dxe7 14.Be3 a6 15.Cd4 Tac8 16.c3 Tcd8 17.Te1 Ce4 18.f3 Cd6 19.Bf2 Cc4 20.Dc2 Df6 21.Tad1 Cf4= Boleslavsky-Sokolsky, USSR, 1957.] 13…Dc7 14.c3 Tad8 15.Df3 [, O P a7, evidentemente, não pode ser tomado.] 15…Ce4 16.Cxe7+ Txe7 17.Tfd1 a6 18.Cd4 g6 [; Esses lances nunca respondem ao gosto de ninguém. Stahlberg, no entanto, sempre joga sem preconceito. As fraquezas de seus casas pretos não o preocupam.] 19.h4 Cg7 20.g3 f5 21.Rg2 De5 22.Td3 Df6 23.Tad1 Ted7 24.Ce2 Dc6 25.Bd4 [, Branco conseguiu construir uma forte posição. A sua Q pode penetrar na ala do rei, criando ameaças nas casas pretas, mas antes de tudo é conveniente minar a posição dos peões pretos com h5. É verdade que nenhuma dessas continuações é totalmente clara. O que está claro é que as brancas não devem trocar as damas, o que, no entanto, fazem dentro de algumas jogadas. Aparentemente, Geller pretende prevalecer no final apenas com base na técnica, mas Stahlberg, mais uma vez demonstra sua habitual tenacidade defensiva, o que lhe permite montar uma posição inacessível.] 25…Ce6 26.Cf4 Cxf4+ 27.Dxf4 Te8 28.Te3 [,] [Se 28.h5 Dd6 29.Dxd6 Cxd6 30.hxg6 hxg6 31.f3 Cb5 e as brancas não consiguem nada.] [Mas talvez fosse melhor tirar o N primeiro, seguido de h5.] 28…Dd6 29.Dxd6 Cxd6 30.Txe8+ Cxe8 31.Be5 Rf7 32.f3 Cf6 33.Rf2 Re6 34.Bd4 Cg8 35.Re3 Ce7 36.Rd3 Cc6 37.Te1+ Rf7 38.a4 Te7 39.Txe7+ Rxe7 40.Re3 Re6 41.Bh8 h5 [; Tablas. As brancas não podem penetrar na posição inimiga.] ½–½
Kotov,Alexander – Boleslavsky,Isaak [E66]
Zurich ct Zurich (18), 195 [Bronstein,D]
[DEFESA INDIA DO REI]
1.c4 Cf6 2.Cc3 g6 3.g3 Bg7 4.Bg2 d6 5.Cf3 0–0 6.0–0 c5 7.d4 Cc6 8.d5 [8.dxc5 é o lance mais desagradável contra inimigos que buscam as complicações da Índia do Rei.] [Pero en esta partida ambos contendientes se hallan en vena luchadora.] 8…Ca5 [;] [8…Ce5 9.Cd2 Ced7 10.Dc2 e5 11.dxe6 fxe6 12.Cde4 d5 13.cxd5 exd5 14.Cxf6+ Cxf6 15.Bg5 Szabo-Fabian, Marianska Lazna, 1959.; 8…Cb8 9.h3 Cbd7 10.e4 Ce8 11.Be3 Cb6 12.Dd3 Bd7 13.a4 Bertok-Matov, Vinkovci, 1968.; 8…Cb4 9.e4 e5 10.Ce1 Ch5 11.a3 Ca6 12.Cd3 Cc7 13.Be3 Bd7 14.b4 Razuvaev-Kotov, URS, 1971.] 9.Dd3 a6 [9…e5 10.dxe6?! Bxe6 11.Cd2 a6 (11…Cc6 12.Cde4 Ce8 13.Bg5 Dd7 14.Tad1 Ce5 15.Dc2 Tc8 16.Cd5 Euwe-Bouwmeester Beverwijk 1958) 12.b3?! (12.Tb1!?) 12…d5 13.cxd5 Cxd5 Ljungdahl-Rantanen Gausdal 1973; 9…Bg4 10.b3 a6 11.Bd2 Tb8 12.Tac1 Bd7 13.e4 Ce8 14.De2 f6 15.Ce1 e5 16.dxe6 Bxe6 Levitina-Gaprindasvili URS 1984] 10.Cd2 Tb8 11.b3 [,] [11.a4 e6 12.dxe6 Bxe6 13.Td1= Gereben-Wade, Amsterdam, ol. 1954.] 11…b5 [; O preto desenvolveu suas forças harmoniosamente e ameaça já 12 … b4 e … Nxd5. Parece que o sistema de desenvolvimento branco não é o mais forte.] 12.Tb1 bxc4 13.Cxc4 [,] [13.bxc4 Txb1 14.Dxb1 Cd7 15.Cd1 Cb6= Benkö-Behrensen, Argentina, 1965.] 13…Cxc4 14.Dxc4 [, Kotov não faz concessões.] [Mas era hora de pensar em igualdade com base em 14.bxc4 Txb1 15.Dxb1 Bd7 16.Bd2 Dc7 17.Dc2 Tb8 18.Tb1 etc.] [Após o jogo textual, a iniciativa negra assume força e aparece um claro objeto de ataque: o P d5, que foi privado de seu apoio natural.] 14…Ce8 15.Bb2 Cc7 16.Cd1 Tb4 17.Dc2 Bxb2 18.Cxb2 Bf5 [; Las negras provocan e4 para acortar la diagonal del B rey blanco. Al mismo tiempo el P puede convertirse en un motivo de ataque.] 19.e4 Bd7 20.Cd3 Td4 21.Tfe1 e5! [Diagrama] 22.dxe6 [, Se as pretas não capturarem en passant o P, elas nunca conseguirão ejetar a R de d4.] 22…Cxe6 23.Tbd1 Bb5 24.Cc1 Da5 25.Bf1 Te8 26.Bxb5 axb5 [; Basta um simples olhar para perceber como as peças pretas deslizam sobre a posição inimiga como aves de rapina. Mas como a vantagem negra deve ser transformada? Boleslavsky luta pela chave da fortaleza inimiga, o P “e”.] 27.Ce2 Txd1 28.Txd1 Cg5 29.Rg2 [29.Txd6? De1+ 30.Rg2 Cxe4–+] 29…Cxe4 30.f3 Cg5 31.Txd6 Da8 [; Kotov recuperou o seu P, mas Boleslavsky, sem lhe dar descanso, ataca f3 ao longo da grande diagonal. Mas o que aconteceria se isso fosse perdido ou avançado? A resposta é simples: por trás do P é o K, objetivo final do ataque preta.] 32.Td3 Ce6 33.Dd2 b4 34.Rf2 Db8 35.Te3 Da7 36.f4 Td8 37.Dc2 Dd7 38.Re1 Dd5 39.Cg1 Dd4 [; Com esta bela manobra, Black forjou ameaças irresistíveis: A R não pode se mover e deve ser protegida.] 40.De2 [,] [Se 40.Re2 Te8! ameaçando …Nxf4+, e se 41.Dd3 Ta8 42.Db1 c4! etc.; Melhor era 40.Rf2 Te8 41.Cf3 Dxe3+ 42.Rxe3 Cd4+ 43.De4 etc.; ou 40.Rf2 Ta8?! 41.Cf3 Dh8 42.Te2 Cd4 43.Cxd4 cxd4 44.Dc6! etc.] 40…Da1+ 41.Rf2 Ta8 42.Dd3 [Diagrama] 42…Txa2+?! [; Tomando o P com cheque não é sempre o melhor movimento.] [Agora, como dizem, “valia a pena considerar” 42…Cd4 43.Ce2 Txa2 e, em relação à ameaça .. . Qh1, o preto provavelmente não precisou jogar 25 lances adicionais.] 43.Ce2 Dd4 [;] [Agora 43…Dh1 não resultaria, devido a 44.Txe6! etc.; Mas 43…Cd4 era decisivo.] 44.Rf3 Dxd3 45.Txd3 Rf8 46.Te3 Re7 47.g4 f5 48.gxf5 gxf5 49.Cg3 Rf6 50.Te5 Cd4+ 51.Re3 Tc2 52.Ch5+ Rg6 53.Cg3 h5 54.h4 Tc3+ 55.Rf2 Tf3+ 56.Rg2 Txf4 57.Txc5 Txh4 58.Tc4 Tg4 59.Rh3 Cxb3 60.Tc8 Cd4 61.Tg8+ Rh6 62.Th8+ Rg5 63.Tg8+ Rf4 64.Cxh5+ Rf3 65.Tb8 Ce6 66.Tb5 Cg5+ 67.Rh2 Th4+ 68.Rg1 Ch3+ [; E as brancas abandonam.] 0–1