Smyslov,Vassily – Reshevsky,Samuel Herman [A17]
Zurich ct Zurich (25), 1953 [Bronstein,D]
[RETI ABERTURA Em sua luta pelo direito de disputar o título mundial, Smyslov teve que enfrentar um jogo difícil contra Keres na rodada anterior, e na 25ª Reshevsky, outro de seus rivais mais diretos, estava no mesmo clima agressivo de Keres. Nesta época do torneio, Reshevsky estava a meio ponto de Smyslov, com mais um jogo. Estritamente falando, mesmo que Reshevsky vencesse, ele não ultrapassaria os líderes, mas certamente não faria isso com um empate. O grande mestre americano impôs a si mesmo a tarefa de ganhar a qualquer preço para melhorar suas chances.]
1.c4 Cf6 2.Cc3 e6 3.Cf3 Bb4 4.g3 b6 5.Bg2 Bb7 6.0–0 0–0 7.Db3 Bxc3 [; O infrequente desenvolvimento de seu B rei e sua subsequente troca sem dúvida fora estudado anteriormente por Resehvsky, que deseja criar uma posição que se afaste dos esquemas teóricos e combatercom os cavalos os bispos.] 8.Dxc3 d6 9.b3 De7 10.Bb2 c5 11.d4 Cbd7 12.Tad1 Be4 [; O lance correto, característico da defesa india da dama. Com o B fora da cadeia de peões, você não precisa mais se preocupar com o avanço d5. O B pode ser condenado a um papel passivo em b7, mas no casa e4 é uma peça forte, o que equivale ao inimigo de g2.] 13.dxc5 Cxc5 14.De3 [, Um forte lance, que combina a ameaça táctica 15. Bxf6 e 16. b4, com a ideia posicional de rechaçar o B e provocar o avanço … e5.] 14…e5 [; O preto conseguiu neutralizar a atividade dos bispos inimigos. O B de e4 mantém um deles inibido, enquanto o outro é restrito por peões pretos. É verdade que o P d6 requer alguma atenção, mas isso não é essencial e, no momento, a posição negra não tem outras fraquezas. As manobras brancas que se seguem destinam-se a trocar o B preto para um dos cavalos.] 15.Bh3 a5 16.Ch4 Tfe8 17.f3 [, Talvez o propósito mencionado pudesse ter sido alcançado sem esse lance, já que depois de 17. Nf5 As pretas teriam que trocar, mas Smyslov reserva a possibilidade de capturar o B em g6 mais tarde, quando ele achar adequado.] 17…Bg6 18.Td2 Tad8 19.Tfd1 Dc7 20.Cxg6 hxg6 21.Bg2 [, O par de bispos não pode ser dito que conceda vantagem a as brancas. A igualdade posicional foi estabelecida, o que, nesse caso, permite que se imagine não o empate, mas uma luta difícil e interessante. Durante os próximos dez ou doze lances, ambos os competidores manobrarão com peças, mantendo seus planos ocultos, aguardando a distribuição de forças, aguardando o momento de tomar uma ação decisiva.] 21…Ch5 22.Dc3 [Diagrama] 22…Cf6 [; A atividade dos bispos brancos ainda é limitada, mas a dos casas pretos pode se mover para e3, interseção de duas importantes diagonais.] [As pretas devem detê-lo e tentar tomar a iniciativa do lado do rei, com 22…f5!] [. É possível acreditar que Reshevsky tenha omitido este golpe enquanto esperava que White jogasse e4, a fim de pescar em águas turvas quando o controle se aproximava. Essa tática, no entanto, não funciona contra o jogo lógico e transparente de Smyslov.] 23.e4 Ch5 24.De3 Cf6 25.Bh3 Ch7 26.Te2 Cf6 27.Tf1 Ch5 28.Bg2 De7 29.Bc1 Dc7 30.Td1 Rh7 31.Df2 Cf6 32.Be3 Ch5 33.Tc2!! [, Eu dou dois sinais de admiração a este lance por não dar um a cada um dos movimentos anteriores de Smyslov, que neste jogo sai vitorioso tanto no campo de xadrez quanto no nível puramente psicológico. Reshevsky não conseguiu decifrar o significado de seus lances. Smyslov estava apenas fingindo que ia jogar f4, enquanto na realidade ele estava tentando montar uma bateria ao longo da diagonal g1–a7. As brancas já tem ameaças a3 e b4 para expulsar N e atacar o P d6. Rc2 é bom para suporte em c5 para algumas variantes. Quanto às peças pretas, suas posições não diferem daquelas que tiveram onze lances atrás apenas em que o K está em h7 (ao invés de g8) e mesmo essa ligeira modificação não é útil para as negras.] 33…f5 [; Reshevsky decide fazer a ruptura planejada em um momento em que ele não tem grande escolha. Os próximos eventos têm um caráter agudo, em contraste com as manobras silenciosas das fases anteriores.] 34.exf5 gxf5 35.g4 Cf4 [; Em suas tentativas de complicar o jogo a qualquer preço, Reshevsky sacrifica um P.] 36.Bxf4 exf4 37.Dh4+ Rg8 [Diagrama] 38.gxf5 d5 [; Após o primeiro sacrifício de P um segundo chega, a fim de obter uma posição em que o P não tenha momentaneamente maior importância. Se, por um jogo calmo e preciso, o Branco conseguir superar essa fase, seus dois peões falarão mais alto. E novamente Smyslov consegue apesar de toda a habilidade tática de seu adversário.] 39.cxd5 [,] [Se 39.Txd5 Txd5 40.cxd5 De5 com as ameaças …Qa1+, …Nd3 e …Qxf5.] 39…De5 40.Tcd2 [,] [40.Tc4? teria sido um erro 40…De3+ 41.Rh1 Cd3] 40…Td6 41.Td4 De3+ [Mais forte era 41…Dxf5 42.Dxf4 Dxf4 43.Txf4 Te2 Esta posição será alcançada dentro de três movimentos, mas o Branco terá seu P f5.; Mas se 41…Dxf5 as brancas respondessem 42.Txf4 então 42…Dc2 43.Te1 Txe1+ 44.Dxe1 Cd3 com complicações.] 42.Rh1 Te5 43.Dxf4 Dxf4 44.Txf4 Te2 45.Tg4 [, A ameaça é f6 e d6. Os peões brancos estão prontos para avançar e sua proporção agora é de 6 para 3.] 45…Rf8 46.Tg6 Cb7 47.Te6 Txa2 48.f4 Tb2 49.Tde1 Txe6 50.dxe6 Cd6 51.e7+ Rf7 52.Bd5+ Re8 53.Bc6+ Rf7 54.e8D+ Cxe8 55.Bxe8+ Rf6 56.Bg6 [, As negras abandonam. Nesta partida, como na seguinte, o destino do primeiro prêmio foi decidido. Smyslov destacou suas melhores qualidades, enquanto meu jogo na importante partida contra Geller merece ser criticado.] 1–0
Geller,Efim P – Bronstein,David I [D35]
Zurich ct Zurich (25), 1953 [Bronstein,D]
[GAMBITO DA DAMA]
1.d4 e6 2.Cf3 Cf6 [;] [Mais apropriado para jogar para ganhar é 2…f5] [As negras, no entanto, tem um clima de paz.] 3.c4 d5 4.cxd5 exd5 5.Cc3 c6 6.Dc2 Bg4 7.Bg5 Cbd7 8.e3 Bd6 9.Bd3 Dc7 10.0–0–0 h6 11.Bh4 Bb4 12.Rb1 Bxc3 13.Dxc3 0–0 [; A invasão de e4 com um N não deve ser adiada.] [Depois de 13…Ce4 14.Dc2 Bf5 Branco deve considerar a possibilidade 15.g4] 14.h3 Bh5 15.Dc2 Ce4 16.Bxe4 dxe4 17.g4 Bg6 18.Cd2 [,] [Se 18.Bg3 poderia ser considerado um sacrifício de Q: 18…Dxg3 19.fxg3 exf3 20.e4 Cf6 e N mais o P de f3 seriam compensação suficiente. B/0] 18…Cb6 19.Cc4 Cd5 20.Bg3 Dd7 21.Ce5 De6 22.Db3 Bh7 23.Tc1 [, As negras foram longe demais em sua indolência para realizar operações ativas. As brancas exploraram com sucesso o jogo tímido de seu oponente e conseguiu criar alguma pressão contra o flanco da rainha negra, embora não haja ameaças visíveis. Portanto, não era necessário realizar a próxima entrega de P.] 23…a5 [Diagrama] 24.Dxb7 [, Naturalmente! Eu tinha esquecido completamente que “minha” casa b8 era controlada pelo B. De agora em diante, a partida negra entra em colapso rapidamente.] 24…Cb4 25.Cc4 c5 26.dxc5 Cd3 27.c6 f5 28.gxf5 Bxf5 29.Thg1 Bg6 30.Tc2 Tac8 31.Bd6 Tfe8 32.Dd7 Df6 33.c7 Bf5 34.Db5 Bxh3 35.Bg3 Be6 36.Cd6 Cb4 37.Cxe8 Bxa2+ 38.Rc1 De7 39.Cd6 Cd3+ 40.Rd2 Txc7 41.De8+ Dxe8 42.Cxe8 Td7 43.Tc7 [, As negras abandonam.] 1–0
Kotov,Alexander – Gligoric,Svetozar [E87]
Zurich ct Zurich (25), 1953 [Bronstein,D]
[DEFESA ÍNDIA DO REI O bloqueio no xadrez não é apenas um slogan importante, mas também um dos elementos de um plano estratégico. A luta contra uma peça pode assumir as seguintes formas (consideradas em ordem de maior agressividade): captura (destruição), troca, ataque, bloqueio. Uma peça atacada pode ser defendida de várias maneiras: a mais simples é a retirada, mas a peça atacante também pode ser protegida ou até capturada. O objetivo do bloqueio é impedir a mobilidade de uma peça específica e, ao mesmo tempo, propiciar o ataque a essa peça paralisada. O bloqueio, no sentido mais amplo do termo, pode ser aplicado a uma peça, mesmo ao K, mas na prática o bloqueio refere-se principalmente aos peões, a mais humilde peça do xadrez, que também é a mais fácil de bloquear. O bloqueio dos peões é importante porque eles são muito perigosos quando são móveis. Para quais peças a função de bloqueio pode ser atribuída a elas? O N, antes de qualquer outra peça, é o mais apropriado, porque não apenas bloqueia o P, mas pode atacar casas localizados atrás do P. O B também serve efetivamente para essa finalidade, já que não só pode impedir o avanço do P, mas vários ao mesmo tempo. O P também pode ser bloqueado por outro P, mas neste caso deve-se ter em mente que o P bloqueador é, por sua vez, bloqueado. Estas são as técnicas mais simples de bloqueio, mas a realidade no xadrez é muito mais complexa. No jogo de Kotov contra o Gligoric, as pretas foram capazes de estabelecer um bloqueio ao longo de um grande segmento da cadeia de peões e inibir não apenas o avanço destes, mas também a mobilidade das outras peças. É verdade que o sucesso de Gligoric não caiu do céu. Pelo contrário, ele teve que exibir grande engenhosidade e, o que é mais sério, ele foi forçado a sacrificar, por isso, um par de peões.]
1.d4 Cf6 2.c4 g6 3.Cc3 Bg7 4.e4 d6 5.f3 0–0 6.Be3 e5 7.d5 c5 [; Tendo experimentado grandes dificuldades em seus jogos contra Geller e Petrosian, em relação à constante ameaça do avanço c5, Gligoric decidiu fechar o centro. Embora desta forma ele deixe seu N sem o ponto c5, por outro lado, ele estabelece um controle firme de d4, mesmo que seu P e5 abandone esta casa. O próximo movimento de Kotov, 8. Bd3, é a reação natural das brancas. Sua finalidade é criar ameaças na diagonal b1–h7 no caso de preto faz a ruptura … f5.] 8.Bd3 Ch5 9.Cge2 f5 10.exf5 gxf5 11.Dc2 e4! [Diagrama]. O primeiro passo na execução negra do bloqueio, já que coloca um P branco em e4, onde permanecerá até o final do jogo, e impede que as brancas tomem qualquer iniciativa na diagonal onde Q e B foram tão ameaçadoramente posicionados. Ao mesmo tempo, as pretas liberam e5 para suas peças e limpa uma diagonal importante para operar o B “indiano”, antecipando o roque grande das brancas. Por todas estas vantagens, as pretas entregam um P, que nesta fase do jogo é irrelevante.] 12.fxe4 f4 13.Bf2 Cd7 [; O N dama preta vai para e5 e as brancas devem expulsá-lo deste ponto a qualquer preço, isso explica a próxima retirada do N branco para sua posição original.] 14.Cg1 [,] [a variante 14.e5 Cxe5 15.Bxh7+ Rh8 não é atraente para brancos, porque embora eles retenham a vantagem e a aparência de um ataque ao K, a verdade é que sua posição seria desesperada por causa das ameaças negras … xc4, … c3, .. .Qg5] 14…Dg5 15.Bf1 Ce5 [; As pretas venceram a primeira batalha empurrando as forças inimigas para trás, mas ainda não venceram a campanha. Após o reagrupamento, as brancas retornarão para posições mais ativas.] 16.Cf3 De7 17.Cxe5 Dxe5 18.0–0–0 Cf6 19.h3 Bd7 [; Gligoric gosta de preparar suas rupturas com cuidado.] [Um jogador de xadrez mais impaciente não podia deixar de jogar 19…a6 20.Bd3 b5 21.cxb5 axb5 22.Bxb5 Ba6 com um terrível ataque ao longo das colunas “a” e “b” e a grande diagonal preta.] 20.Bd3 a6 21.Cb1 [, Esplêndido!] [21.Cb1 Agora, se 21…b5 Branco não captura o P, mas eles jogam 22.Cd2 ameaçando expulsar a Q inimiga.] 21…f3!! [; Soberbamente jogado. A manobra Nd2–f3 poderia ter levado ao colapso total do bloqueio imposto pelas pretas. Gligoric revela-se um verdadeiro artista de xadrez: ele dá um segundo P para tirar a casa f3 branca e ampliar o controle de seu bloqueio.] 22.gxf3 Ch5 23.Cd2 Cf4 [Diagrama]. Um modelo clássico de posição bloqueada. Os quatro peões brancos centrais parecem ser o alvo direto do bloqueio, mas na verdade ele tem uma influência mais profunda. O B rei branco foi transformado em um simples P, os peões deste mesmo lado ocupam os casas mais apropriados para o seu N e, o que é mais importante, uma peça tão poderosa e móvel quanto a Q está quase bloqueada. A ameaça agora é nada menos que mate em dois e depois do melhor lance defensivo segue a ruptura bem preparada. Podemos não apenas nos surpreender com a força defensiva latente na posição branca, como também com o domínio de Kotov, que, apesar das grandes dificuldades que experimentará, saberá como manter seu equilíbrio.] 24.Bf1 b5 25.h4 Rh8 26.Tg1 Bf6 27.Cb3 Tab8?! [; No momento crítico do jogo, as pretas não jogam com a decisão necessária.] [Era necessário maximizar as variantes possíveis e avançar um dos peões: 27…a5 28.cxb5 a4 29.Cd2 a3 30.Cc4 axb2+ 31.Rb1 De7 não funciona, devido a 32.e5 destruiria o bloqueio.; Mas o mais forte 27…b4 28.Ca5 Ba4 29.b3 e Black tem pelo menos um check perpétuo, mas eles podem retornar para d7 com o B e continuar o ataque.] 28.Be1 b4 29.Rb1 Ta8 [; O preto retorna com o seu R, mas o Branco já melhorou sua posição: c1 foi livre para o N e de lá ele pode ir para d3 e assim afrouxar a pressão do bloqueio.] 30.Bg3 Tg8 31.Dh2 [Diagrama] 31…Txg3 [; Uma combinação de trocasas baseadas nos temas de interferência e distração: se os peões brancos “e” e “f” se tornassem móveis, o jogo preto se tornaria crítico.] 32.Txg3 Ce2 33.Dxe2 Dxg3 34.Cc1 a5 35.Cd3 Bd4 [; O B deve permanecer ativo no centro. Ameaçou e5.] 36.h5 Dh4 37.Bg2 Tg8 38.Th1 Dg3 39.Bf1 a4 [; As últimas jogadas antes do controle foram feitas em restrição de tempo. O preto poderia ter avançado seu P “a” em vez de manobrar com a Q. Nem o próximo movimento de K era necessário.] 40.Rc2 a3 [;] [Gligoric teria mantido algumas chances de vitória com 40…b3+ 41.axb3 axb3+ 42.Rxb3 Dg7 43.h6 , (ó 43.Rc2 Tb8 44.Dg2 Ba4+ 45.Rc1 Db7 etc.) . 43…Ba4+ 44.Rxa4 Db7 ganhando.] 41.b3 [, Tablas. Após uma análise completa, os jogadores chegaram à conclusão de que as pretas não podiam vencer.] ½–½
Boleslavsky,Isaak – Taimanov,Mark E [E19]
Zurich ct Zurich (25), 1953 [Bronstein,D]
[DEFESA DA ÍNDIA DA DAMA A primeira lance é realmente uma vantagem? Esta questão, que cada jogador faz para si mesmo, não é fácil de responder. Nesse sentido, não posso deixar de lembrar Vsevolod Rauzer, um notável mestre e teórico, que proclamou a fórmula “1. e4 e branco ganha”. Esta foi provavelmente uma “boutade”, mas há uma fundo de verdade. A convicção de Rauzer de que abrir o jogo com o “e4” deu uma vantagem definitiva às brancas, enquanto que com o “d” elas só alcançaram empates, levaram-no a analisar extensivamente uma grande variedade de poderosos sistemas de ataque. na abertura – siciliana, francêsa, Ruy López, Caro-Kann e outros. Naturalmente, é verdade que não era a força intrínseca de 1. e4 que foi crucial para as inúmeras vitórias de Rauzer, mas acima de tudo que era devido ao seu talento original, seu espírito incomum e capacidade de computação lógica. Rauzer ataques e variantes Rauzer permanecem vivas e ainda são usados hoje, mas as pretas podem defender com sucesso contra eles. O trabalho analítico intenso de valer como um método de combate na abertura, que era uma arma terrível nas mãos de jogadores como Morphy, Chigorin, Pillsbury, Alekhine, Fine e variantes Botvinnik- pode ser usado por ambos lados. Um jogador preparado e com jogadas forçadas pode cair em uma refutação igualmente forçada, como aconteceu em vários jogos deste torneio. O jogador de xadrez infalível não existe e isso pode ser aplicado tanto ao jogo ante o tabuleiro quanto às análises caseiras. Isto significa, em outras palavras, que não há como obter vantagem na abertura, ou seja, que não é essencial fazer as melhores jogadas, mas que é suficiente fazer boas jogadas. Esta é a atitude criativa de, por exemplo, Lasker, Capablanca e é agora, de Smyslov. A vantagem da abertura, neste caso, é considerada como a possibilidade de que as brancas tenham que escolher o sistema de desenvolvimento que melhor se adapte ao seu gosto, concedendo a sua capacidade criativa pessoal a maior liberdade possível. Estatísticas – um método confiável para o estudo de fenômenos – mostra que atualmente existe uma vantagem de abertura para as brancas. Em cada torneio importante em que os cálculos estatísticos foram feitos, durante vários períodos históricos, a vantagem branca foi mostrada em termos numéricos de jogos vencedores. Esta vantagem com o branco deve ser considerada uma tendência que, embora expressa em dezenas ou centenas de jogos, não poderia influenciar o resultado de um determinado jogo. Seria extremamente interessante investigar essa tendência na forma de cortes históricos, por exemplo, se a porcentagem de vitórias com branco em nosso tempo aumentou ou diminuiu em comparação a vinte, cinquenta ou cem anos atrás? Eu observei que quanto mais forte é um torneio, menos influência, o direito sobre a primeira jogada tem sobre os resultados das partidas. Isso pode ser demonstrado, por exemplo, no Torneio para o título mundial de 1948 e no Campeonato Mundial de 1951, no qual as brancas venceram quatro jogos e as pretas seis, assim como em muitas outras competições. Isso significa que, no futuro, o direito de sair não permitirá que qualquer vantagem seja obtida? O tempo o dirá. Neste jogo o leitor encontrará um “modelo” Boleslavsky em uma abertura bem preparada e calculada, que segue uma transição orgânica para um meio jogo combinativo e de lá é passado para uma final interessante para o branco. Finalmente, uma engenhosa contra-combinação de Taimanov e …]
1.d4 Cf6 2.c4 e6 3.Cf3 [, O primeiro lance branco “simplesmente bom”.] [A “melhor”, no consenso geral 3.Cc3] 3…b6 4.g3 Bb7 5.Bg2 Be7 6.0–0 0–0 7.Cc3 Ce4 [; Diferente da Defesa India do Rei, onde as pretas são obrigadas a manter o casa e4 sob constante vigilância, aqui elas podem permanecer indiferentes sobre a posição do P “e”. A explicação é simples: na Índia do Rei, os pretas colocam seus peões em d6 e e5 e seu B da dama está na diagonal ativa c8–h3. Mas aqui o B da dama é desenvolvido em b7 e tem que operar na diagonal a8–h1. Consequentemente, quanto menos peões na estrada de b7 para f3, melhores serão as perspectivas negras. A próxima fase da abertura é a conhecida luta pelo ponto e4 e Boleslavsky prova que ele pode aproveitá-la. Ao contrário de Taimanov, ele não esquece outra possibilidade de confinar o B preta: o avanço d5.] 8.Dc2 Cxc3 9.Dxc3 [, O segunda e terceira jogadas “simplesmente bom”. A maneira de obter uma vantagem nessa posição, com base nas jogadas 8. Bd2 e 9. bxc3, foi buscada sem descanso. Este último, de fato, pode ser efetivamente replicado com o golpe 9 … Nc6 (ver item nº 148: Najdorf vs. Averbahk).] 9…f5 [; As opiniões sobre esta partida na moda diferem acentuadamente. Basta dizer que alguns consideram defensivo e outros, ofensivos. O autor é um modesto especialista em India da dama e embora a continuação … f5 já pudesse ser vista no terceiro e último encontro entre o ex-campeão mundial e o atual (Amsterdam, 1938, jogo Alekhine vs Botvinnik), eu acho que Keres está certo, que prefere o deslocamento silencioso de B para casa e4. O P “f” pode permanecer em f7 nesta abertura. Os peões em d7, e6 e f5 sobrecarregam a diagonal c8–h3.] 10.b3 Bf6 11.Bb2 Cc6 [; As negras, claro, sabe que c6 não é o lugar mais adequado para o seu N, mas eles usam essa caixa para transladar rapidamente o N para o flanco do rei. No entanto, com este desenvolvimento, o preto perde outro movimento e acelera a crescente vantagem branca. Boleslavsky, em virtude de sua vantagem desenvolvimentista, prepara metodicamente e realiza o importante avanço d5, que restringe severamente a atividade da dama negra.] 12.Tad1 De8 13.Dc2 Cd8 [;] [Se 13…Ce7 Eu também teria seguido 14.d5 A variante 14…Bxb2 15.Dxb2 exd5 16.Cg5 Dg6 17.Ch3 é favorável ao branco.] 14.d5 [, O preto não podia mais impedir esse avanço. .] 14…Bxb2 15.Dxb2 exd5 [; Taimanov deve desalojar o P d5 branco a qualquer preço. Se eles jogarem passivamente, o muito poderoso 16. Nd4 e a abertura do centro, com e4, seriam inevitáveis.] 16.cxd5 c5 17.dxc6 dxc6 18.Ce5 Tf6 [; A posição preta é realmente feia. Como podemos ver, não é necessário cometer erros grosseiros para perder no xadrez. É o suficiente jogar a abertura superficialmente. No entanto, a partir deste momento, Taimanov começa a jogar com todas as suas forças e demonstra sua capacidade e inventividade habituais para encontrar recursos.] 19.f4 [, O estilo combinativo de Boleslavsky é notável por uma característica peculiar: lógica estrita enriquecida com grande habilidade tática.] [O estilo de Smyslov ou Makogonov, provavelmente, inclinado a jogar o mais restrito. 19.Td2 seguido de Rfd1 e se 19…Te6 então a eventual retirada 20.Cd3] 19…Cf7 20.Td7 [, Forçando uma série de trocas.] 20…Cxe5 21.fxe5 Dxd7 22.exf6 [, A posição do P f5 atrás do branco é mais rara.] 22…Tf8 23.fxg7 Dxg7 24.Dxg7+ Rxg7 25.e4! fxe4 26.Txf8 Rxf8 27.Bxe4 [, Isso é tudo? O leitor perguntará. Sim, e não é pouco. É bem sabido que à medida que o número de peças no tabuleiro diminui, a importância das fraquezas na posição aumenta, de modo que as brancas tem pelo menos três vantagens aqui: 1) O B branco está ativo; o preto não. 2) O branco pode criar um P passado nas colunas “g” ou “h”, muito antes do preto. 3) O K branco também pode alcançar o centro de batalha mais cedo. Essas vantagens são suficientes para vencer.] 27…h6 28.Rf2 Re7 29.Rf3 a5 30.Rg4 [Diagrama] 30…Bc8+ [; Correto O preto sacrifica um P, mas ativa seu B.] [Comla passiva 30…Rf6 31.Rh5 Rg7 32.g4 e 33.g5, o preto perde sem luta.] 31.Rh5 c5 32.Rxh6 Rf6! [; As negras se defendem magnificamente. O branco está confinado na banda, bloqueando assim o avanço do P “h”.] 33.Bf3 a4 [; Um balão de pesquisa. As brancas devem decidir se a ameaça é ou não perigosa . .. a3, seguida por … Bf5–b1, … Bxa2, ou … Be6, ,,, Bxa2.] 34.bxa4?! [, Boleslavsky concebe uma combinação interessante, mas Taimanov encontrará uma maneira surpreendente de refutá-la.] [O imediato 34.g4 foi melhor e as brancas encontrará uma Q em g8 antes que as negras possam organizar uma ruptura no flanco oposto.] 34…c4 35.g4 c3 36.g5+ Re5 37.Bd1 Bg4 38.Bc2 Bf5 39.g6! Bxc2 [Diagrama 40.g7 [40.g7 Na certeza de que após 40…Bb3 41.axb3 c2 42.g8D c1D+ 43.Dg5+ Após a troca forçada de damas, o branco P “h” vai para Q.] 40…Bh7 [; A surpresa de Taimanov. O preto pode evitar a troca de damas.] 41.Rxh7 c2 42.g8D c1D 43.Db8+ [, O final de damas não aumenta muito alegria das negras, mas no fim de contas é um final de damas, com suas características de empate. Brancos, por outro lado, estão chateados com a virada inesperada que o jogo tomou. O jogo de Boleslavsky a partir de agora, não tem planos, omitindo, finalmente, uma troca de damas que leva a um empate.] 43…Rd5 44.Db7+ Re5 45.Dg7+ [,] [Devia ter simplesmente capturado: 45.Dxb6] 45…Rd5 46.Df7+ Re5 47.h4 Dc2+ 48.Rg7 Dxa4 49.Df6+ Re4 50.De6+? [,] [e agora teria que avançar o P “h”: 50.h5] [É um erro para as brancas empurrarem o K contrario para as proximidades do P. :] 50…Rf4 51.h5 Rg5 52.De5+ Rg4 53.h6 Dd7+ 54.Rf6 Dd8+ 55.Rf7 Dd7+ 56.De7 Dd3 57.De6+ Rh5 58.Re8 b5 [; O avanço deste P pode parecer inofensivo: qual é a diferença entre estar em b6 ou em b4? Brancas, indiferentes, repetem as jogadas.] 59.Re7 b4 60.Re8 Dg6+! [; Tablas.] [60…Dg6+ Depois de 61.Dxg6+ Rxg6 62.Re7 Rxh6 63.Rd6 Rg6 64.Rc5 Rf7 65.Rxb4 Re8 66.Rb5 Rd8 67.Rb6 o K preta chega a c8 justo a tempo. A troca de damas não era possível quando o P preta estava em b6 (ou b5) já que em tal caso o K branco ocuparia b7 rapidamente, assegurando a marcha triunfal do P: a4–5…8=Q.] ½–½
Stahlberg,Gideon – Najdorf,Miguel [E64]
Zurich ct Zurich (25), 1953 [Bronstein,D]
[DEFESA INDIA DO REI]
1.d4 Cf6 2.c4 g6 3.g3 Bg7 4.Bg2 0–0 5.Cc3 c5 6.d5 e5 [; Uma defesa usada por Najdorf mais de uma vez antes do torneio, e refutada por Euwe no jogo n. 58. Após um intervalo respeitável, Najdorf se volta para ela novamente, já que ela não está mais preocupada com o movimento de Euwe 7. Bg5.] 7.Cf3 [,] [Pois se 7.Bg5 Najdorf planeja responder 7…d6 8.Ce4 Da5+ ,; 7.Bg5 d6 ou se 8.Dd2 a6 etc.] 7…d6 8.0–0 Cbd7 9.Dc2 De7 10.e4 a6 11.a4 Ch5 12.Bd2 Rh8 [; O preto está se preparando para executar o avanço libertador … f5 e para isso eles conceberam a manobra … Ndf6–g8.] [O imediato 12…f5 não seria bom em vista de 13.Cg5 Cdf6 14.exf5 Bxf5 15.Cge4 e a cravada não é perigosa porque o N de e4 está amplamente protegido.; 12…f5 13.Cg5 Cdf6 Interessante é a possibilidade 14.Ce6?! para abrir a diagonal do B de g2, depois de … Bxe6.] 13.a5 [; Enquanto as negras estão ocupados realizando sua complicada manobra no lado do rei, as brabcas ameaçam bloquear o lado da dama com 14. Na4 e b4. Portanto, a próxima manobra de Najdorf é, de certo modo, a única possível para preservar a possibilidade de uma luta com chances recíprocas.] 13…b5 14.cxb5 [, Stahlberg decide entregar a qualidade por um P na coluna “a”.] [Mais tarde, ele chegou à conclusão de que manter sua vantagem posicional com 14.axb6 era preferivel.] [Seu senso de autocrítica é louvável, mas não creio que a peça cxb5 seja pior do que a sugerida mais tarde por Stahlberg.] 14…axb5 15.Cxb5 Ba6 [Diagrama] 16.Ca3 [Se as brancas tivessem medo de perder, eles poderiam ter jogado 16.Cc7 Bxf1 17.Bxf1 Tac8 18.Cb5 e as pretas não teriam nada melhor do que retornar para a8 com o R: 18…Ta8] [Stahlberg está jogando a ganhar.] 16…Bxf1 17.Txf1?! [, Tendo sacrificado a qualidade, as brancas avançam o mais rápido possível seu P passado e, nesse sentido, era melhor deixar o R em a1 e retomar com o B. Se o Preta conseguir bloquear o P passado, a vantagem, quase certamente, será dele.] [17.Bxf1] 17…Chf6 18.Cc4 Ce8 19.Bh3 Ta7 20.Be3 Tb7 [; As brancas ameaçam 21. b4.] 21.Ta1 [, Com desgosto, Stahlberg coloca o seu R em a1 novamente. Se eu tivesse tomado com B na jogada 17, se todo o resto fosse o mesmo, eu poderia agora ter avançado P e as coisas seriam muito diferentes.] 21…Cc7 [; Parando a ameaça a6–a7 justo a tempo.] 22.Da4 Cb8 23.Cb6 f5 24.exf5 gxf5 25.Dh4 Df7 26.Bh6 Cba6 27.Cc4 Cb5 28.Ce3 f4 [; Quando o P a5 é bloqueado, o preto prepara o ataque no outro flanco.] 29.Bxg7+ Dxg7 30.Cf5 Dg6 31.Dg4 Dxg4 32.Bxg4 Ta7 33.Cd2 Cb4 34.Cc4 Tf6 35.Td1 Rg8 [; A troca de damas deu lugar a uma final difícil, na qual as chances são claramente brancas, mas o jogo é complicado, já que restam oito peças no tabuleiro e não é difícil que ocorra uma surpresa. É instrutivo acompanhar os esforços dos jogadores para limitar a atividade das peças adversárias, tentando mantê-las atadas à defesa dos respectivos pontos fracos. Assim, uma R preta e um N estão protegendo o P d6, enquanto a R, um N e um B defendem o P a5 e o N de f5. O K preta agora aproxima-se do campo de batalha.] 36.Bh3 Rf8 37.Rg2 Taf7 38.Ch4 fxg3 39.fxg3 Cd4 40.Be6 [, Uma possibilidade interessante, mas insuficiente, que parece complicar novamente a posição agora simplificada.] 40…Tf2+ [; Najdor encontra uma refutação particularmente interessante.] [Se 40…Cxe6 41.dxe6 Txe6 42.Cxd6 Td7 43.Tf1+ etc.] 41.Rh3 Tf1 [; O jogo foi adiado aqui e após a análise, as pretas seguramente levou o jogo à vitória. O branco deve escolher entre qual das torres tomar.] 42.Txf1 [,] [Se Stahlberg joga 42.Bxf7 seguiria 42…Txd1 43.Bh5 Ta1 44.Cxd6 Cxd5 45.Cb7 e4 46.Cxc5 e3 47.Cg2 e2 48.Cd3 Cf6 49.Bg4 h5 50.Bc8 Cf3 e as negras ganham uma peça. Esta variante, indicada por Najdorf, é a prova de que ele não perdeu tempo entre as duas sessões de jogo.] 42…Txf1 43.Cxd6 Cxe6 44.dxe6 Re7 45.Ce4 Rxe6 46.Cxc5+ Rd5 47.Ca4 e4 48.Rg2 Ta1 49.Cc3+ Re5 50.g4 Txa5 51.Cf5 Cd5 52.Cd1 Ta1 53.Cf2 Cf4+ 54.Rg3 Tg1+ 55.Rh4 Tg2 56.Cd1 Txh2+ 57.Rg3 Th3+ 58.Rf2 Tf3+ 59.Re1 h5 60.Cde3 h4 61.g5 h3 [; As brancas abandonam.] 0–1
Euwe,Max – Petrosian,Tigran V [A54]
Zurich ct Zurich (25), 1953 [Bronstein,D]
[DEFESA INDIA ANTIGUA]
1.d4 Cf6 2.c4 d6 3.Cc3 e5 4.Cf3 Cbd7 5.Bg5 Be7 6.e3 0–0 7.Dc2 c6 8.Bd3 exd4 9.exd4 Te8 10.0–0 h6 11.Bd2 Cf8 12.h3 Ce6 13.Tae1 d5 14.cxd5 cxd5 15.Db3 Bf8 16.Te2 Dd6 17.Bc1 [, Os jugadores, fatigados, apenas mostram vontade de lutar.] 17…a6 18.Tfe1 b5 19.Bf5 Bd7 20.a3 Tac8 21.Dd1 Cc7 22.Bxd7 Cxd7 23.Ce5 [, Tablas.] ½–½
Szabo,Laszlo – Averbakh,Yuri L [B31]
Zurich ct Zurich (25), 1953 [Bronstein,D]
[DEFESA SICILIANA Um jogo curioso em que Szabo duas vezes omite “combinações pequenas” na mesma casa(d4), mas que, no entanto, é capaz de construir uma posição de empate após algumas imprecisões de Averbahk.]
1.e4 c5 2.Cf3 Cc6 3.Bb5 g6 4.0–0 Bg7 5.Cc3 d6 6.d3 [, Um sistema relativamente raro e pouco ativo na siciliana. O branco não tem pressa para jogar d4 e, uma vez que seus peões estão em casas brancos, eles não escondem suas intenções de trocar seu B do rei.] 6…Bd7 7.Cd5 e6 8.Ce3 Cge7 9.c3 0–0 10.d4 Cxd4 [; Uma manobra técnica para libertar-se de uma vravada: A peça imobilizada ataca uma das peças inimigas e, simultaneamente, a peça que crava. Esses truques são geralmente possíveis. Por exemplo, com o Q preto em d8 e seu N em f6, o B branco em g5 e sua Q em c3, o preto joga … Nc4, atacando Q com N e B com o sua própria Q. Neste caso, a “pequena combinação” não implica perdas materiais, mas concede as pretas uma jogada livre.] 11.Cxd4 cxd4 12.Bxd7 dxe3 13.Dxd6 [, Szabo teve que “entrar” nessa continuação arriscada, para não ficar com P a menos.] 13…exf2+ 14.Txf2 Cc6 15.Bf4 Db6 16.Td1 [, Era hora de trocar em c6 e jogar a dama para g5.] 16…Tad8 17.Dc7 Bd4 [Diagrama]. Mais uma vez o mesmo ponto! Preto corta a comunicação das torres brancas com a coluna aberta e elimina a proteção de Bd7. Depois disso, eles irão dobrar as torres na coluna “d” e ganhar o P d4. Uma combinação muito elegante!] 18.cxd4 Dxc7 19.Bxc7 Txd7 20.Bg3 f5 [; Não há dúvida de que Averbahk achava que ele seria capaz de ganhar o P quando quisesse.] [Não o toma de imediato devido a algumas complicações: 20…Txd4 21.Txd4 Cxd4 22.Be5 Cc6 ; (ou 22…Td8 23.Bf6 Td7 24.Rf1 Cc6 25.Tc2) . 23.Bf6 etc.; Se 20…Tfd8 poderia seguir 21.Tdf1 Cxd4 22.Bh4 Tc8 23.Bf6 etc. Nestes casos, a vitória negra não seria clara, apesar do P a mais.] [O preto tenta criar as melhores condições de jogo para o seu N e, ao mesmo tempo, evita o movimento Bf6 da variante anterior.] 21.d5! [, Preto esperado para provocar a trocaa, ou o avanço do P “e”, após o qual a posição de seu N seria muito forte.] [Por exemplo: 21.exf5 Txf5 22.Txf5 gxf5 23.Bf2 Td5! e …e5.; Mas Szabo encontra uma bonita contra combinação: 21.d5 Se 21…fxe4 22.Txf8+ Rxf8 23.Tf1+ e 24. dxc6.] [O preto, portanto, deve tomar em d5, resultando em um final igual.] 21…exd5 22.Txd5 Tdf7 23.exf5 Txf5 24.Tfxf5 Txf5 25.Td7 Tf7 26.Td6 Rf8 27.a3 [, Tablas.] ½–½
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