MAX Verstappen é campeão na final da Fórmula 1 em Abu Dhabi
Verstappen ultrapassa Hamilton na última volta em Abu Dhabi e é campeão da F1
Holandês largou da pole, chegou a perder liderança para rival, mas recuperou posição no final da prova para se tornar o primeiro holandês campeão da história; Hamilton e Sainz completam pódio
MERCEDES PROTESTA CONTRA RESULTADO E SAFETY CAR | ENTENDA | F1 GP DE ABU DHABI
Com emoção do início até a bandeirada, Max Verstappen reconquistou na volta final do GP de Abu Dhabi a liderança que perdeu no começo da corrida neste domingo, para abraçar a vitória que lhe rendeu seu primeiro título na Fórmula 1. O holandês foi ultrapassado por Lewis Hamilton na largada e chegou a tocar no rival na curva 1. No entanto, no fim da prova um safety car acionado por uma batida de Nicholas Latifi permitiu que Max se aproximasse do rival e o superasse no 58º giro. Carlos Sainz completa o pódio, em terceiro.
A dupla protagonizou uma rivalidade ferrenha em 2021. Revezando-se na liderança do campeonato de pilotos ao longo do ano, chegaram no Circuito de Yas Marina empatados em 369,5 pontos. Com o triunfo e a volta mais rápida, Verstappen anotou 26 tentos que lhe mantiveram na ponta do Mundial, com 395,5 pontos – oito a mais que Hamilton.
Foi inacreditável. A Fórmula 1 viu a maior disputa por título da sua história ser definida na última volta do GP de Abu Dhabi deste domingo (12). Com a ajuda de Nicholas Latifi, que a cinco voltas para o fim bateu e causou o safety-car que mudou toda a trajetória de uma prova encaminhada a Lewis Hamilton, a Red Bull deu o pulo do gato ao colocar pneus macios para Max Verstappen nas voltas finais, enquanto a Mercedes manteve seu piloto na pista. Depois da volta do SC para o pit-lane, Hamilton liderava a disputa na relargada final, mas não suportou a melhor forma do holandês com os compostos vermelhos. Com bravura, Lewis tentou resistir, mas não conseguiu evitar a ultrapassagem e viu a vitória e o título serem conquistados pelo maior rival da sua carreira no inacreditável GP de Abu Dhabi deste domingo histórico para a Fórmula 1 e o esporte a motor.
A conquista de Verstappen neste domingo foi histórica em vários aspectos: o primeiro título conquistado pela Red Bull em oito anos, o primeiro holandês campeão mundial da Fórmula 1, a volta da Honda ao topo da categoria depois de 30 anos e também o desfecho de uma dinastia que durava desde 2014, para a Mercedes, e desde 2017, para Hamilton, que conquistaram títulos seguidos neste período. Para a Mercedes, restou o consolo com a conquista do importante Mundial de Construtores pela oitava vez, apesar do clima de velório que se instaurou na garagem da equipe chefiada por Toto Wolff.
los Sainz completou o pódio da última corrida da temporada e garantiu outro grande resultado para a Ferrari no ano. O espanhol terminou à frente de Yuki Tsunoda, quarto, no seu melhor resultado com a AlphaTauri, seguido por Pierre Gasly, seu companheiro de equipe. Valtteri Bottas, na sua despedida da Mercedes, terminou em sexto lugar, enquanto Lando Norris, com a McLaren, foi o sétimo, à frente das Alpine de Fernando Alonso e Esteban Ocon. Charles Leclerc foi o décimo.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Saiba como foi o GP de Abu Dhabi de Fórmula 1
O histórico GP de Abu Dhabi teve Lewis Hamilton melhor na largada contra o rival Max Verstappen. O piloto da Mercedes saiu na frente e, metros depois, na curva 6, o holandês colocou por dentro para fazer a ultrapassagem, em manobra que foi trancada por Lewis depois do primeiro toque, leve, entre os dois. Como reação, Hamilton cortou a curva 7 para voltar na frente. “Ele me jogou pra fora da pista”, bradou.
Apesar de toda a reclamação por parte da Red Bull, a direção de prova avisou que não haveria investigação sobre o incidente na pista. O jogo seguiu com muita chiadeira por parte da equipe taurina, de Verstappen a Jonathan Wheatley, diretor-esportivo. Michael Masi disse que “toda a vantagem adquirida [por Hamilton] foi devolvida na primeira volta”.
“Estamos um pouco chocados com isso, pois, aparentemente, Lewis devolve a vantagem, algo que ainda não conseguimos ver”, disse Christian Horner à emissora inglesa Sky. “É uma total falta de consistência”, reclamou. “Estamos focados na corrida. Ainda resta um longo caminho pela frente”, completou.
O jogo seguiu com Hamilton ligeiramente mais rápido que Verstappen na luta pela liderança. Sergio Pérez assumiu a terceira posição, seguido por Carlos Sainz e por Lando Norris, enquanto Valtteri Bottas caiu de sexto para oitavo após as primeiras voltas.
Com pneus médios, Hamilton tratou de forçar o ritmo, enquanto Verstappen não conseguia acompanhá-lo. Em contrapartida, o rival fez voltas mais rápidas seguidas e aproveitou a melhor performance dos compostos amarelos para abrir uma vantagem importante.
Max começou a reportar desgaste acentuado dos pneus macios. Com mais de 5s atrás de Hamilton, Verstappen enfrentou cada vez mais dificuldades para lutar contra o rival pela vitória e pelo título. Daquela forma, a Red Bull chamou o holandês para a troca de pneus na volta 14. Max voltou à pista em quinto lugar, atrás de Norris, e com pneus duros.
A Mercedes reagiu de forma rápida e inteligente: Hamilton marcou Verstappen e foi aos boxes na volta seguinte para trocar os pneus médios pelos duros e seguir na frente. Pérez, então, assumiu a liderança provisória da disputa, enquanto Sainz estava à frente de Verstappen depois de o holandês ter passado Norris.
Como líder, o mexicano tinha pela frente uma missão, o chamado ‘Plano B’ por parte da Red Bull: em teoria, seria segurar Hamilton e ajudar Verstappen em uma eventual aproximação. Por isso, ‘Checo’ esticou ao máximo seu stint na pista.
Enquanto Verstappen sofria atrás da Ferrari de Sainz, Hamilton emendava voltas mais rápidas em série e reduzia bruscamente a diferença para Pérez na prova. Só com o auxílio da asa móvel, em trecho de reta na volta 18, é que o holandês conseguiu deixar para trás o espanhol. Naquele momento, Max estava 8s atrás de Lewis.
Hamilton rapidamente chegou em Pérez e tentou de tudo para fazer a ultrapassagem. ‘Checo’, aguerrido, lutou muito, travou uma disputa roda a roda, dura, porém limpa. Mesmo assim, foi alvo de reclamação do piloto da Mercedes, que se queixou de uma pilotagem “perigosa” por parte do mexicano. No fim das contas, Lewis fez a ultrapassagem na volta 21 e, logo em seguida, Pérez deixou Verstappen passar. A diferença que era de 8s caiu para 1s7. Espetacular trabalho de equipe de ‘Checo’ e que grande disputa a F1 viu em Abu Dhabi.
Mais atrás, Kimi Räikkönen escapou e bateu na barreira de pneus. Lento na pista, o ‘Homem de Gelo’ se arrastou para os boxes e tentou seguir, mas não teve jeito. Encerrava ali, na volta 27, uma grande e digna carreira do dono de 350 GPs na Fórmula 1 e do título mundial de 2007, o último de um piloto pela Ferrari. George Russell também se despediu da Williams e abandonou a prova duas voltas depois. O piloto vai defender a Mercedes em 2022 ao lado de Hamilton.
Lewis, aliás, manteve uma vantagem teoricamente confortável para Verstappen e chegou à volta 30 com 4s à frente do rival. Hamilton tratou de novamente fazer a volta mais rápida para se reafirmar contra o adversário.
Bottas esticou ao máximo seu stint na pista com os pneus macios, chegou a andar em terceiro, mas caiu para nono depois da troca para os compostos duros.
Enquanto Hamilton tinha 5s7 de vantagem para Verstappen, Antonio Giovinazzi abandonou a prova depois de enfrentar problemas no carro da Alfa Romeo e parar na curva 9. A direção de prova, então, acionou o safety-car virtual na volta 36. Na prática, a ocorrência mudou a história da corrida.
Verstappen e a Red Bull apostaram no tudo ou nada. Inteligente, a equipe aproveitou o VSC, chamou o piloto para um novo pit-stop e colocou um novo jogo de pneus duros. A mesma estratégia foi adotada para Pérez.
A corrida voltou ao seu ritmo normal na volta 38, quando restavam 20 para o fim. A vantagem era de 18s para Hamilton, mas Verstappen tratou de acelerar ao máximo para tirar a diferença. Franco-atirador, Max tinha pista limpa pela frente e aproveitou para impor o ritmo e marcar a volta mais rápida da corrida e se aproximar de Lewis.
As voltas seguintes foram dramáticas para Hamilton, que perdia vantagem para Verstappen sequencialmente. Lewis ainda pela frente um grupo de quatro carros como retardatários: Charles Leclerc — que fez o pit-stop no período de VSC —, Daniel Ricciardo, Esteban Ocon e Fernando Alonso. Logo depois, estavam à frente Pierre Gasly e Yuki Tsunoda.
Quando restavam 11 voltas para o fim, Hamilton ainda tinha 13s3 de frente para Verstappen enquanto abria caminho pela frente. Sem oposição, o britânico passou os retardatários e viu a diferença cair um pouco logo depois, para 11s. Parecia, ainda, uma vantagem controlável antes da reta final da corrida.
Outro sinal de alerta se acendeu para Hamilton quando Norris teve de ir para os boxes com um furo no pneu duro depois de 29 voltas e precisou fazer uma troca não-programada.
Hamilton seguiu soberano na frente e tinha ainda 11s5 de frente para Verstappen com cinco voltas para o fim. Pérez se sustentava em terceiro, seguido por Sainz e Bottas. Só que a história da corrida virou de novo depois da forte batida de Nicholas Latifi, com cinco voltas para o fim, na curva 14, após disputa com Mick Schumacher.
A Red Bull chamou Verstappen de novo e colocou pneus macios para o holandês tentar o ataque final no fim da corrida. Pérez também foi para a parte final da prova com os compostos vermelhos. Com três voltas para o fim, o mexicano recolheu de volta para os boxes, mas para abandonar a corrida com problemas no carro.
A direção de prova determinou que, diferente do usual, os retardatários não tiveram permissão para ultrapassar o líder e descontarem a volta. Hamilton tinha quatro carros entre ele e Verstappen, que reclamou de novo. “Claro! Decisão típica. Não estou surpreso”. Depois, no entanto, Michael Masi voltou atrás e permitiu que os retardatários descontassem a volta.
A mais incrível luta pelo título da história foi definida na última volta. Com desfecho de cinema, Verstappen partiu para cima de Hamilton e fez a ultrapassagem. O britânico tentou reagir e retomar a ponta, mas o holandês aproveitou a melhor performance dos pneus para manter a dianteira, cruzar a linha de chegada e conquistar, de forma histórica, o título mundial da Fórmula 1.
F1 2021, GP de Abu Dhabi, Yas Marina, Resultado Final:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 58 voltas | ||
2 | L HAMILTON | Mercedes | +2.256 | ||
3 | C SAINZ | Ferrari | +5.173 | ||
6 | V BOTTAS | Mercedes | +5.692 | ||
4 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | +6.531 | ||
5 | P GASLY | AlphaTauri Honda | +7.463 | ||
7 | L NORRIS | McLaren Mercedes | +59.200 | ||
8 | F ALONSO | Alpine | +1:01.708 | ||
9 | E OCON | Alpine | +1:04.026 | ||
10 | C LECLERC | Ferrari | +1:06.057 | ||
11 | S VETTEL | Aston Martin Mercedes | +1:07.527 | ||
12 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | + 1 volta | ||
13 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | + 1 volta | ||
14 | M SCHUMACHER | Haas Ferrari | + 1 volta | ||
15 | S PÉREZ | Red Bull Honda | + 3 voltas | ||
16 | N LATIFI | Williams Mercedes | NC | ||
17 | A GIOVINAZZI | Alfa Romeo Ferrari | NC | ||
18 | G RUSSELL | Williams Mercedes | NC | ||
19 | K RÄIKKÖNEN | Alfa Romeo Ferrari | NC | ||
20 | N MAZEPIN | Haas Ferrari | NL | ||
VMR | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:23.103 | 39 |
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Max Verstappen ultrapassou Lewis Hamilton na última volta do GP de Abu Dhabi — Foto: Joe Portlock – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Hamilton liderou 57 das 58 voltas da prova no Circuito de Yas Marina. Porém, o safety car que decidiu o resultado da corrida e do campeonato veio no 54º giro: Nicholas Latifi, da Williams, bateu na barreira de proteção na curva 9 quando disputava uma posição com Mick Schumacher.
Assim como as etapas anteriores, o GP de Abu Dhabi teve contato entre os protagonistas do campeonato: depois de perder a liderança na largada, Verstappen espalhou o carro sobre o rival da Mercedes. Os dois chegaram a tocar pneus, mas Hamilton manteve a posição ao sair pela área de escape.
Apesar de perder o campeonato de pilotos, a Mercedes garantiu com o segundo lugar em Yas Marina seu oitavo título de construtores, anotando 613,5 pontos contra 585,5 da rival RBR. Companheiro de Hamilton na equipe alemã, Valtteri Bottas ficou com a terceira colocação no Mundial.
O terceiro lugar de Carlos Sainz em Abu Dhabi garantiu o quarto pódio em do espanhol 2021. Com os 15 pontos, o piloto da Ferrari superou novamente o colega Charles Leclerc e fechou o ano na quinta colocação do campeonato de pilotos, atrás das duplas da Mercedes e RBR.
O resultado também consolidou a escuderia italiana na terceira colocação do campeonato de construtores, superando o debilitado sexto lugar em 2020 – sua pior temporada nos últimos 40 anos. O time disputou o posto de terceira força da F1 em 2021 contra a McLaren, quarta colocada.
Classificação do Mundial de Pilotos da temporada 2021
Posição | Piloto | País | Equipe | Pontuação |
1º | Max Verstappen | Holanda | RBR/Honda | 395,5 |
2 | Lewis Hamilton | Inglaterra | Mercedes | 387,5 |
3º | Valtteri Bottas | Finlândia | Mercedes | 226 |
4º | Sergio Pérez | México | RBR/Honda | 190 |
5º | Carlos Sainz | Espanha | Ferrari | 164,5 |
6º | Lando Norris | Inglaterra | McLaren/Mercedes | 160 |
7º | Chales Leclerc | Mônaco | Ferrari | 159 |
8º | Daniel Ricciardo | Austrália | McLaren/Mercedes | 115 |
9º | Pierre Gasly | França | AlphaTauri/Honda | 110 |
10º | Fernando Alonso | Espanha | Alpine/Renault | 81 |
11º | Esteban Ocon | França | Alpine/Renault | 74 |
12º | Sebastian Vettel | Alemanha | Aston Martin/Mercedes | 43 |
13º | Lance Stroll | Canadá | Aston Martin/Mercedes | 34 |
14º | Yuki Tsunoda | Japão | AlphaTauri/Honda | 32 |
15º | Geroge Russell | Inglaterra | Williams/Mercedes | 16 |
16º | Kimi Räikkönen | Finlândia | Alfa Romeo/Ferrari | 10 |
17º | Nicholas Latifi | Canadá | Williams/Mercedes | 7 |
18º | Antonio Giovinazzi | Itália | Alfa Romeo/Ferrari | 3 |
19º | Mick Schumacher | Alemanha | Haas/Ferrari | 0 |
20º | Robert Kubica | Polônia | Alfa Romeo/Ferrari | 0 |
21° | Nikita Mazepin | Nikita Mazepin | Haas/Ferrari | 0 |
Classificação do Mundial de Construtores da temporada 2021
Posição | Equipe | Pontuação |
1 | Mercedes | 613,5 |
2 | RBR/Honda | 585,5 |
3 | Ferrari | 307,523,5 |
4 | McLaren/Mercedes | 275 |
5 | Alpine/Renault | 155 |
6 | AlphaTauri/Honda | 142 |
7 | Aston Martin/Mercedes | 77 |
8 | Williams/Mercedes | 23 |
9 | Alfa Romeo/Ferrari | 13 |
10 | Haas/Ferrari | 0 |
GP DA RUSSIA 2021:
CLASSIFICAÇÃO FINAL:
Em dia histórico para a Fórmula 1, GP da Rússia tem dois vencedores
Hamilton chega à 100ª vitória na maior categoria do automobilismo contando com a chuva nas voltas finais da corrida; após largar em último, Verstappen chega em segundo e minimiza danos
“Ah, o GP da Rússia sempre é chato, nada acontece”. Isso foi uma regra nos últimos sete anos de corridas no circuito construído em meio ao Parque Olímpico de Sochi, desde que o GP entrou na Fórmula 1, em 2014. Mas como toda regra tem sua exceção, a corrida deste domingo foi tudo menos monótona, com direito até a chuva nas últimas voltas, uma sequência tardia de pit stops para colocar os pneus intermediários e uma louca troca de posições no fim. Foi tudo tão maluco que a prova terminou com dois vencedores. Não entendeu? Eu explico.
+ Hamilton no limite de uso dos motores; Verstappen é punido
+ Escolha difícil e erro primário: sábado da Mercedes e de Hamilton
+ Bernd Mayländer: há 21 anos, alemão comanda o safety car
O primeiro deles foi Lewis Hamilton, efetivamente o vencedor na pista. O inglês largou em quarto, caiu para sétimo ainda na primeira volta, ficou preso atrás de Daniel Ricciardo, da McLaren, no primeiro stint da corrida, mas acelerou quando o australiano foi para o pit stop, contou com um erro da equipe inglesa na troca de pneus, e fez a estratégia da Mercedes funcionar. Voltou dos boxes atrás apenas do líder Lando Norris e iniciou a perseguição ao jovem piloto da McLaren. Quando parecia que a ultrapassagem da vitória seria quase impossível, a chuva caiu em Sochi. Depois de discutir muito com a equipe pelo rádio, Hamilton fez a parada para colocar os intermediários. Norris seguiu na pista. A chuva apertou e o heptacampeão assumiu a liderança a três voltas do fim para não mais largar e fazer mais história na F1: ele se tornou o primeiro piloto a alcançar 100 vitórias na maior categoria do automobilismo mundial.
E o outro vencedor? Claro que Max Verstappen, segundo colocado. A RBR escolheu o GP da Rússia para fazer a troca do motor do holandês, o que extrapolou o limite regulamentar. Com isso, ele largou em último, e teve de ser agressivo para fazer uma corrida de recuperação. Foi o que ele fez. Atacou e avançou: era o sétimo na 47ª volta, quando a chuva começou a cair em Sochi. A equipe austríaca foi rápida e chamou o holandês aos boxes para colocar os intermediários. A manobra estratégica foi perfeita. Ele foi rapidamente para terceiro e ainda contou com a aposta fracassada de Lando Norris, que tentou completar a corrida com os slicks e perdeu muito tempo. Agora vice-líder do campeonato, Verstappen terminou em segundo, 53 segundos atrás de Hamilton, mas minimizou o prejuízo de uma corrida que prometia ser muito complicada para ele nos pontos. Foi um resultado tão bom que dá para o holandês considerar uma vitória – mesmo sem o troféu.
Lando Norris: uma doída derrota
Escrevi muito sobre Hamilton e Verstappen, mas o grande personagem do GP da Rússia, sem dúvidas, foi Lando Norris. Tudo começou no sábado, quando o inglês fez a primeira pole da carreira de forma brilhante. Neste domingo, ele até perdeu a ponta na largada, mas a recuperou na 12ª volta, ao superar Carlos Sainz, da Ferrari, em uma bela ultrapassagem. Depois, foi seguro e estabeleceu um bom ritmo. Fez seu pit stop e voltou ainda na frente, mas com Lewis Hamilton em seus calcanhares. Norris não se abalou. Manteve sempre a vantagem para o heptacampeão acima de um segundo, para evitar o uso da asa móvel pelo rival. Uma corrida perfeita até a chuva aumentar de intensidade.
Enquanto a chuva atingia apenas algumas partes do circuito, suficiente para deixar o asfalto apenas um pouco mais escorregadio, Norris brilhou. Até ampliou a vantagem que tinha para Hamilton para dois segundos. Mas as condições pioraram. O jovem inglês preferiu confiar em seu feeling e, pelo rádio, disse que não iria entrar nos boxes para colocar os intermediários. Já Hamilton, após duas voltas de debates com o engenheiro Peter Bonnington, resolveu entrar, mesmo que ainda confortável com o carro com os pneus slicks naquelas condições de pista. Foi a decisão que rendeu a vitória ao heptacampeão.
Só que eu, neste caso, prefiro ver o copo meio cheio. Lando Norris fez seu papel. Estava confiante, apostou em seu feeling na pista – e as equipes costumam valorizar isso, porque tem coisas que não podem ser vistas nos computadores. Errou, faz parte. Nestes casos, é 0 ou 100 – ou um acerto fenomenal ou um erro colossal. Não tem meio termo. Além disso, a estratégia da McLaren poderia estar errada também – infelizmente não estava. É preciso muita coragem para fazer o que o Norris fez. Mostra confiança no próprio feeling e no próprio talento. Apostou e perdeu. Como poderia ter ganhado também. No fim, é isso que diferencia um piloto normal de quem vai disputar vitórias e títulos. Norris mostrou iniciativa. Agora é aprender e evoluir ainda mais. Melhor pecar pelo excesso do que pela omissão. Deu errado. Faz parte.
Norris faz 1ª pole da McLaren desde 2012
Lando superou Sainz na bandeirada para garantir também a primeira pole da carreira; Russell completa top 3 e larga ao lado do futuro companheiro da Mercedes, Hamilton, que foi o último pole da McLaren no GP do Brasil de 2012.
epois da primeira vitória desde 2012 na Itália, no início de setembro, a McLaren quebrou no GP da Rússia um jejum de quase oito anos sem largar da pole position com Lando Norris. Ele superou Lewis Hamilton e Carlos Sainz no final da classificação deste sábado para iniciar, pela primeira vez na carreira, uma corrida do primeiro lugar. O britânico anotou 1m41s993, colocando 0s5 sobre o espanhol da Ferrari em uma sessão com pista molhada após a tempestade que atingiu o Circuito de Sochi.
MELHORES MOMENTOS:
George Russell, que já conquistou os primeiros pontos e o primeiro pódio da Williams em quatro anos na atual temporada, ficou com a terceira colocação depois de levar a melhor sobre o futuro companheiro na Mercedes, Hamilton, que chegou a liderar o Q1 e o Q2 mas rodou na última volta e larga em quarto.
Lando Norris conquistou no GP da Rússia a primeira pole position da McLaren desde 2012 — Foto: Yuri Kochetkov – Pool/Getty Images
A última pole da McLaren na F1 foi no GP do Brasil de 2012, com Hamilton, que assinou com a Mercedes no ano seguinte. Até então, o melhor resultado de Norris, que neste ano já conquistou quatro pódios – incluindo uma dobradinha da equipe britânica em Monza na vitória de Daniel Ricciardo -, havia sido um segundo lugar no grid de largada na Áustria.
Para Russell, o tempo que valeu sua segunda melhor classificação de 2021 desde o segundo lugar na Bélgica veio após ele ser o primeiro a trocar os pneus intermediários pelos macios. O composto para pista molhada foi adotado por todos os pilotos ao longo de boa parte da sessão, que antecedeu uma forte chuva na região – que chegou a impedir a realização do terceiro treino livre.
Lando Norris conquistou primeira pole position da carreira no GP da Rússia — Foto: Bryn Lennon/Getty Images
Max Verstappen, que receberá posições de punição por ter feito a quarta troca da unidade de potência do ano, não participou da sessão. Charles Leclerc, que partirá do fundo do grid pelo mesmo motivo, também abdicou da classificação no Q2, juntamente com Nicholas Latifi. Único representante da RBR neste sábado, Sergio Pérez partirá do nono lugar.
Resultado
Q3. — Foto: Q3.
NORRIS: “É uma sensação incrível. Não sei o que dizer. Você nunca pensa que vai conseguir uma pole até realmente conseguir, mas aqui estamos. Tenho que agradecer muito ao time. Não é realmente o que esperávamos, mas aproveitamos ao máximo!”.
SAINZ: “Logo após o Q2 eu pude ver que os pneus de pista seca poderiam entrar em jogo. Eu fiz uma volta bem forte. Este fim de semana parecemos um pouco mais fortes. Vamos lutar [na corrida] e tentar nos divertir um pouco”.
GP da Rússia: Bottas comanda dobradinha da Mercedes no 1º treino livre
Com retrospecto impecável, equipe alemã domina a primeira sessão em Sochi; Verstappen aparece em terceiro, logo atrás de Hamilton
Valtteri Bottas, da Mercedes, no primeiro treino livre do GP da Rússia de 2021 — Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images
Com a marca de 1m34s427, Bottas impôs vantagem de 0s211 para o companheiro Hamilton que, por sua vez, anotou 1m34s638, apenas 0s016 melhor que o tempo de Verstappen (1m34s654).
Enquanto a diferença entre os três primeiros se manteve relativamente baixa, a vantagem de Bottas para o quarto colocado, Charles Leclerc (que estreia um novo motor mais potente), foi mais considerável, com 0s690. Ainda mais distante, a 1s350 da melhor marca, Sebastian Vettel completou o top 5.
Resultado do primeiro treino livre do GP da Rússia — Foto: Reprodução F1
GP da Rússia: Bottas fecha o dia na frente com liderança no 2º treino
Com finlandês na ponta e Lewis Hamilton em segundo, Mercedes garantiu mais uma dobradinha no Circuito de Sochi nesta sexta-feira; Max Verstappen ficou em sexto lugar
Pierre Gasly, da AlphaTauri, garantiu o terceiro na sessão, apesar de ter perdido a asa dianteira no fim ao passar sobre uma lombad, acionando uma bandeira amarela que encerrou a disputa.
Valtteri Bottas é o mais rápido do segundo treino livre do GP da Rússia — Foto: Sergei Fadeichev\TASS via Getty Images
Lando Norris, da McLaren, que chegou a figurar na segunda colocação, obteve o quarto melhor tempo do treino à frente de Esteban Ocon, da Alpine. Líder do campeonato, Max Verstappen ficou em sexto, mas ainda trocará de motor neste fim de semana – largando, assim, da última colocação na prova do domingo.
Resultado do treino
Resultado do segundo treino livre do GP da Rússia — Foto: F1
No último terço do treino porém, o piloto do carro 16 rodou na curva 9, quando estava na nona colocação, no momento em que Sergio Pérez passava pela pista, sem grandes consequências. Pouco antes, Hamilton também teve outro pequeno susto; com o botão que o fez errar no Azerbaijão ativado, freou um pouco tarde dentro dos boxes e acabou derrubando um mecânico, que não se feriu.
Vindo de vitória no GP da Itália, Daniel Ricciardo ficou nos boxes em boa parte do treino por um problema no motor. A McLaren colocou uma unidade de potência usada no carro do australiano, que ainda conseguiu participar do terço final da sessão, e garantiu que o dano seria solucionado de noite.
F1 na Band: Mariana Becker vê “clima quente” e diz que tudo pode acontecer na Rússia
Repórter da Band fala sobre mais um capítulo da batalha entre Verstappen e Hamilton
Direto de Sochi, Mariana Becker falou sobre as expectativas para o Grande Prêmio da Rússia de Fórmula 1 neste final de semana. O clima entre Max Verstappen, da Red Bull, e Lewis Hamilton, da Mercedes, voltou a esquentar após a batida dos dois na etapa passada, na Itália.
“O clima tá quente entre os dois, com muita falação, de quem foi a culpa e como vai ser daqui para a frente. Perguntei inclusive se a possibilidade de eles voltarem a bater afeta a cabeça, e o Hamilton disse que não, que sabe como é, que já viveu a experiência de brigar pelo primeiro título… Foi bonito no microfone. Vamos ver na pista”, disse a repórter.
Hamilton, por ora, larga em vantagem para a décima-quinta etapa da temporada, já que a Mercedes venceu todas as corridas desde que Sochi entrou no calendário da F1, em 2014, e dominou o primeiro dia de treinos livres – Valtteri Bottas foi o mais rápido. Para completar, Verstappen vai trocar o motor e largar do final do grid no domingo.
“O Verstappen está cinco pontos à frente no campeonato, e isso não é muito. A Red Bull também tem um baita carro, ele tem muito braço e nada é impossível. Na última corrida o Bottas largou de trás e subiu no pódio. Tudo é possível, inclusive a virada do Hamilton”.
Mari também falou sobre a previsão do tempo na Rússia. “Expectativa é de muita chuva neste sábado, o que inclusive poderia mudar a classificação para domingo. Estaremos aqui para descobrir!”.
Vídeo: Hamilton atropela mecânico durante treino livre do GP da Rússia da F1
Lewis Hamilton protagonizou uma cena curiosa durante o segundo treino livre do GP da Rússia da F1. Nesta sexta-feira (24), quando parou nos boxes, acabou calculando mal a distância e atropelou um dos mecânicos.
Na segunda sessão realizada em Sóchi, o inglês foi chamado pela Mercedes para fazer um pit-stop. Acontece que quando parou na área designada, freou mais tarde do que devia, acertando em cheio o responsável por levantar o carro.
Grande Prêmio da Rússia (horários de Brasília)
Sábado (25)
05h50 – Treino livre 3 – ao vivo no Bandsports
08h30 – Treino classificatório – ao vivo na Band, Bandsports, Bandplay e site da Band
Domingo (26)
08h30 – Corrida – ao vivo na Band, Bandplay, BandNews FM e site da Band
21h – VT da corrida – Bandsports
Onde assistir?
Ao vivo na tela da Band e online no Bandplay e no band.com.br, com a narração de Sérgio Maurício, comentários de Reginaldo Leme e Max Wilson e reportagem de Mariana Becker.
Verstappen perde três posições no grid para o GP da Rússia por acidente com Hamilton
O lance ocorreu quando Hamilton retornou à pista após fazer a troca de pneus. O heptacampeão viu o líder do campeonato tentar tomar a linha de fora na primeira curva do circuito, e fechou a trajetória. Verstappen tentou colocar de lado e passou por uma zebra, sendo catapultado para cima da Mercedes. Os dois ficaram presos na brita, abandonando e causando a entrada do Safety Car.
Antes do acidente, Verstappen era o segundo, perseguindo Daniel Ricciardo, enquanto Hamilton batalhava pelo terceiro lugar com Lando Norris. O holandês foi para os boxes na volta 24, mas viu a Red Bull demorar 11 segundos para completar o trabalho. Hamilton perdeu pouco mais de quatro segundos em seu pit stop.
Apesar do acidente, Verstappen ampliou a liderança no campeonato. O piloto chegou aos 226,5 pontos graças ao segundo lugar na Sprint Qualifying disputada no sábado, e tem cinco de frente para Hamilton. O inglês foi o quinto na corrida classificatória, não somando pontos.
Leclerc acha que Verstappen é mais agressivo do que Hamilton na F1
Leclerc e Verstappen se conhecem há muito tempo. Os dois pilotos travaram muitos duelos no Kart, que às vezes resultavam em acidentes. Na Fórmula 1, eles também travaram um duelo emocionante na Áustria, com Verstappen como vencedor. Leclerc agora tem que assistir seu rival enfrentar Hamilton na disputa pelo título na Fórmula 1 este ano.
Grande Prêmio da Rússia de Fórmula 1 2021
Se atualizar com tudo o que você precisa saber sobre o Grande Prêmio da Rússia de 2021, que acontece ao longo de 53 voltas do Autódromo de Sochi de 5,848 quilômetros no domingo, 26 de setembro.
Usando os links acima, você pode encontrar a programação completa do fim de semana, incluindo detalhes de treinos e sessões de qualificação, corridas de apoio, conferências de imprensa e eventos especiais, além das últimas notícias, informações sobre circuitos e resultados de corridas de F1.
Você também pode encontrar informações de transmissão, com detalhes de como e onde você pode assistir a corrida na TV, ou baixar o cronograma do Grande Prêmio da Rússia de 2021 para o seu dispositivo móvel.
Comentários sobre o treino de Sexta Feira:
CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS APÓS GP DA ITÁLIA:
CLASSIFICAÇÃO DE EQUIPES APÓS GP DA ITÁLIA:
MELHORES MOMENTOS: (COM GRADE)
CLASSIFICAÇÃO DA ETAPA:
A próxima corrida da Fórmula 1 ocorre no próximo final de semana, entre os dias 10 e 12 de setembro. Os pilotos retornam às pistas para o Grande Prêmio da Itália, em Monza, uma das etapas mais tradicionais da categoria e uma das corridas mais aguardadas da temporada.
Max VerstappenHolandaRBR – VENCE O GP DA HOLANDA
Max Verstappen, da Red Bull, terminou em primeiro lugar e fez a pole no Grande Prêmio da Holanda no grid de largada da F1. Em segundo lugar a dobradinha da Mercedes com Lewis Hamilton em segundo e Valtteri Bottas pelo terceiro. Veja a classificação completa do Grid de largada F1 da Holanda.:
1 Max Verstappen – Red Bull
2 Lewis Hamilton – Mercedes
3 Valtteri Bottas – Mercedes
4 Pierre Gasly – AlphaTauri
5 Charles Leclerc – Ferrari
6 Carlos Sainz – Ferrari
7 Antonio Giovinazzi – Alfa Romeo
8 Esteban Ocon –Alpine
9 Fernando Alonso – Alpine
10 Daniel Ricciardo – McLaren
11 George Russel – Williams
12 Lance Stroll – Aston Martin
13 Lando Norris – McLaren
14 Nicholas Latifi – Williams
15 Yuki Tsunoda – AphaTauri
16 Sergio Perez – Red Bull
17 Sebastian Vettel – Aston Martin
18 Robert Kubica – Alfa Romeo
19 Mick Schumacher – Haas
20 Nikita Mazepin – Haas
Ver Max Verstappen també assumiu a liderança do campeonato:
- Max Verstappen (Red Bull) – 224,5 pontos
- Lewis Hamilton (Mercedes) – 221,5 pontos
- Veltteri Bottas (Mercedes) – 123 pontos
- Lando Norris (McLaren) – 114 pontos
- Sergio Perez (Red Bull) – 108 pontos
- Charles Leclerc (Ferrari) – 92 pontos
- Carlos Sainz (Ferrari) – 89,5 pontos
- Pierre Gasly (AlphaTauri) – 66 pontos
- Daniel Ricciardo (McLaren) – 56 pontos
- Fernando Alonso (Alpine) – 46 pontos
- Esteban Ocon (Alpine) – 44 pontos
- Sebastian Vettel (Aston Martin) – 35 pontos
- Yuki Tsunoda (AlphaTauri) – 18 pontos
- Lance Stroll (Aston Martin) – 18 pontos
- George Russell (Williams) – 13 pontos
- Nicholas Latifi (Williams) – 7 pontos
- Kimi Räikkönen (Alfa Romeo) – 2 pontos
- Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) – 1 ponto
- Mick Schumacher (Haas) – 0
- Nikita Mazepin (Haas) – 0
Campeonato por equipes segue:
- Mercedes – 344,5
- Red Bull – 332,5
- Ferrari – 181,5
- McLaren – 170
- Alpine – 90
- AlphaTauri – 84
- Aston Martin – 53
- Williams – 20
- Alfa Romeo – 3
- Haas – 0
Max VerstappenHolandaRBR – Pole position!!!
VEJA O GRID DE LARGADA PARA AMANHÃ NO GP DA HOLANDA:
1 Max Verstappen – Red Bull
2 George Russell – Williams
3 Lewis Hamilton – Mercedes
4 Daniel Ricciardo – McLaren
5 Sebastian Vettel – Aston Martin
6 Pierre Gasly – AlphaTauri
7 Sérgio Perez – Red Bull
8 Valtteri Bottas – Mercedes
9 Esteban Ocon – Alpine
10 Lando Norris – McLaren
11 Charles Leclerc – Ferrari
12 Nicholas Latifi – Williams
13 Carlos Sainz – Ferrari
14 Fernando Alonso – Alpine
15 Lance Stroll – Aston Martin
F1: como assistir ao vivo aos treinos e ao GP da Holanda na Band Vale
Décima terceira corrida da Formula 1 será neste domingo, 5 de setembro. Grupo Bandeirantes transmite.
O Grande Prêmio da Holanda, 13º circuito da temporada 2021 da Fórmula 1, será neste domingo (5 de setembro), às 10h. A corrida é realizada no Circuito de Zandvoort. A transmissão de treinos e corrida está a cargo do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
A Band Vale transmite o treino classificatório de sábado, além da corrida, ao vivo. A cobertura completa para todo o Brasil é na Band, no aplicativo Bandplay, no site band.com.br e na rádio BandNews FM, além de boletins e matérias especiais ao longo da programação.
Classificação e calendário – Fórmula 1
Pilotos
POS | PILOTO | PTS |
1º | Lewis HamiltonInglaterraMercedes | 202.5 |
2º | Max VerstappenHolandaRBR | 199.5 |
3º | Lando NorrisInglaterraMcLaren | 113 |
4º | Valtteri BottasFinlândiaMercedes | 108 |
5º | Sergio PérezMéxicoRBR | 104 |
6º | Carlos SainzEspanhaFerrari | 83.5 |
7º | Charles LeclercMônacoFerrari | 82 |
8º | Daniel RicciardoAustráliaMcLaren | 56 |
9º | Pierre GaslyFrançaAlphaTauri Honda | 54 |
10º | Esteban OconFrançaAlpine | 42 |
11º | Fernando AlonsoEspanhaAlpine | 38 |
12º | Sebastian VettelAlemanhaAston Martin | 35 |
13º | Yuki TsunodaJapãoAlphaTauri Honda | 18 |
14º | Lance StrollCanadáAston Martin | 18 |
15º | George RussellInglaterraWilliams | 13 |
16º | Nicholas LatifiCanadáWilliams | 7 |
17º | Kimi RaikkonenFinlândiaAlfa Romeo | 2 |
18º | Antonio GiovinazziItáliaAlfa Romeo | 1 |
19º | Nikita MazepinRússiaHaas | 0 |
20º | Mick SchumacherAlemanhaHaas | 0 |
Equipes
POS | EQUIPE | PTS |
1º | MercedesAlemanha | 310.5 |
2º | RBRÁustria | 303.5 |
3º | McLarenReino Unido | 169 |
4º | FerrariItália | 165.5 |
5º | AlpineFrança | 80 |
6º | AlphaTauri HondaItália | 72 |
7º | Aston MartinReino Unido | 53 |
8º | WilliamsReino Unido | 20 |
9º | Alfa RomeoSuíça | 3 |
10º | HaasEUA | 0 |
Etapas
13ª ETAPA
5 DE SETEMBRO DOMINGO GP da Holanda Circuito de Zandvoort 09:30
SEXTA-FEIRA3 SET1 Treino Livre06:30
SEXTA-FEIRA3 SET2 Treino Livre09:30
SÁBADO4 SET3 Treino Livre07:00
SÁBADO4 SETClassificação09:30