TORNEIO DE NATAL CLUBE MILITAR 2019
Encerramento:
ANTONIO MAURICIO RIOS HORTA
CAMPEÃO!!!
DOWNLOAD PGN – DOWNLOAD BOLETIM COMPLETO – CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS DO EVENTO
Partidas da 6ª rodada:
Partidas da 5ª rodada:
Partidas da 4ª rodada:
Partidas da 3ª rodada:
Partidas da 2ª rodada:
Partidas da 1ª rodada:
Jogadores participantes:
TORNEIO DE NATAL CLUBE MILITAR 2019
REGULAMENTO
REALIZAÇÃO: Clube Militar – Sede Central – Exército Brasileiro.
NORMAS: Nesta competição serão adotadas as Regras de Xadrez da FIDE, traduzidas pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), que regulamentam o jogo no tabuleiro. Versão em língua portuguesa em vigor a partir de 1º de janeiro de 2018.
DIREÇÃO: Cel. Ronaldo Glicério Cabral
ARBITRAGEM: AF Carlos Carvalho
OBJETIVOS: A competição tem como objetivo promover o xadrez entre Organizações Militares e civis convidados, por meio da prática do desporto, estreitando os laços de amizade e a confraternização entre os participantes
OBJETIVOS: A competição tem como objetivo promover o xadrez entre Organizações Militares e civis convidados, por meio da prática do desporto, estreitando os laços de amizade e a confraternização entre os participantes
DATA: 21 de novembro de 2019
LOCAL: Av. Rio Branco 251 -9º andar – Centro – Rio de Janeiro.
PARTICIPANTES:
Instituições militares, bem como convidados civis.
INSCRIÇÕES: As inscrições por e-mail: carev@globo.com ou no local do evento. Sem cobrança de taxa.
SISTEMA: A competição será disputado pelo Sistema Suíço em 6 rodadas, será usado o Programa Swiss Manager e o ritmo de jogo será de 90 minutos para cada jogador.
PROGRAMAÇÃO:
Congresso Técnico 21/11/19 14:45h
1ª rodada: 21/11/19 15:00h
2ª rodada: 26/11/19 15:00h
3ª rodada: 28/11/19 15:00h
4ª rodada: 03/12/19 15:00h
5ª rodada: 05/12/19 15:00h
6ª rodada: 10/12/19 15:00h
Torneio Relâmpago de Natal: 12/12/19 15:00h
Encerramento e Premiação: 12/12/19 17:00h
TOLERÂNCIA: A tolerância será até 15:30 de cada rodada.
DESEMPATE: Os critérios de desempates são os seguintes:
1º Confronto direto ( SM – Resultado particular – [11])
2º Milésimos (SM – Buchholz – parâmetros 1,1,N,S,0,N – [37])
3º Milésimos (SM – Soma de Buchholz – todos os resultados – [25])
4º SM – Maior número de vitória [12]
5º SM – Maioria negra [53]
2º Milésimos (SM – Buchholz – parâmetros 1,1,N,S,0,N – [37])
3º Milésimos (SM – Soma de Buchholz – todos os resultados – [25])
4º SM – Maior número de vitória [12]
5º SM – Maioria negra [53]
PREMIAÇÃO: Troféus para os três primeiros colocados e Medalhas para o 4º, 5º e 6º colocados
OBSERVAÇÕES:
1. Sem a permissão do árbitro, jogador está proibido de portar um dispositivo eletrônico no local de jogos a menos que esteja completamente desligado. Proibido consultá-los. Se qualquer dispositivo produzir um som, o jogador será repreendido e avisado que na próxima vez será declarada a sua derrota.
2. A permanência de pessoas no salão de jogo, não participantes da competição, estará condicionada à estrita observância dos códigos de postura adequados.
3. Em caso de uma partida ter começado com cores invertidas, a partida será anulada caso tenham feito menos de 10 lances por ambos os jogadores. Após 10 lances, a partida deve continuar.
4. Um lance ilegal está concluído tão logo o jogador tenha acionado seu relógio.
5. O uso das duas mãos para fazer um único lance (no caso de roque, captura ou promoção), é considerado lance ilegal.
6. Não completar o lance no caso de promoção (deixando o peão na oitava casa) e acionando o relógio, antes de substituir o peão, é lance ilegal, pois o adversário não poderá responder ao lance incompleto.
7. Acionar o relógio sem efetuar um lance, é lance ilegal.
8. As partidas não poderão ser adiadas. Poderão ser antecipadas caso haja data compatível e a estrita concordância dos jogadores e também da direção do evento.
9. Os jogadores e expectadores deverão se apresentar no salão de jogos, em traje adequado sendo vedado o uso de calção, sunga, maiô, camisa regata, chinelos etc.
ANOTAÇÃO: A organização disponibilizará planilhas específicas para anotação dos lances das partidas. Todos os jogares são obrigados a anotarem os lances de sua partida. Quando faltarem 5 minutos (após 85min) o jogador estará desobrigado a anotar os lances.
RECURSOS: Não serão aceitos recursos contra este regulamento após o inicio da 1ª rodada.
CASOS OMISSOS:
Os casos omissos serão resolvidos pela arbitragem e a direção do evento
DIVULGAÇÃO: Os jogadores e participantes em geral concordam em ceder os direitos de imagem, som e divulgação, na Internet, através de sites, blogs, redes sociais e aplicativos de mensagens para a Organização do Evento, não podendo reclamar posteriormente quanto a estes assuntos.
Rio de Janeiro, 21 de novembro de 2019
Carlos Carvalho
Árbitro FIDE
Árbitro FIDE