Nodirbek Abdusattorov vence o
Torneio de Xadrez Tepe Sigeman & Co 2024
Classificação Final:
Estatística de Rating FIDE após a 6ª rodada:
PGNs
rod 1 – rod2 – rod 3 – rod 4
rod 5 – rod 6 – rod 7 – Todas
PGN Desempate
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Resumo da 7ª rodada e Tiebreak pelo GM Stellan Brynell
Ju-Korobov
Ju foi um pouco melhor na abertura, depois de jogar Bb5+ contra a defesa siciliana. Korobov empatou com alguns lances exatos e começou a pressionar, mas Ju defendeu muito bem. Quando o jogo se transformou em um final de torre, parecia que estava caminhando para o empate. No entanto, de repente, Korobov cometeu um erro terrível e, depois disso, o jogo não pôde ser salvo.
Abdusattorov-Maurizzi
Branco nas peças brancas na abertura catalã, Abdusattorov conseguiu uma boa posição logo no início. Após 20 jogadas, converteu a vantagem em um peão a mais, e mesmo que Maurizzi fizesse uma defesa inteligente, não conseguiu salvar o jogo.
Svidler-Keymer
Como branco no Ruy Lopez, Svidler conseguiu uma posição confortável, mas depois de um tempo, Keymer conseguiu criar algum contra-ataque contra o rei branco, que havia sido deixado na e2. Por fim, Svidler teve que forçar um empate com 38.Bxb6.
Grandelius-Erigaisi
Em seu jogo contra Erigaisi, Grandelius também escolheu Bb5+ contra o siciliano e rapidamente desenvolveu uma posição muito promissora. Apesar de Grandlius estar com dois peões acima, os bispos de cor oposta fizeram um empate o resultado mais provável. Quando Erigaisi jogou 33.- Rb8, este foi um erro grave que pode ter lhe custado o jogo. Com problemas de tempo, Grandelius não conseguiu encontrar as jogadas vencedoras. No final, Erigaisi conseguiu chegar a um final de torre, surpreendentemente fácil de segurar.
Abdusattorov-Erigaisi-Svidler Tiebreak
No primeiro tiebreak com três jogadores, Erigaisi e Abdusattrov dividiram o primeiro lugar. Svidler perdeu os dois jogos, apesar de jogar muito bem.
Na repescagem final, Abdusattorov derrotou Erigaisi por 11/2-1/2 após grande drama. Isso fez com que, apesar de um início ruim, o favorito original acabasse vencedor!
Resumo da 6ª rodada por GM Stellan Brynell
Maurizzi-Ju
Ju escolheu a defesa russa contra o 1.e4 de Maurizzi. Ambos fizeram um jogo sólido e seguro e, após 40 jogadas, um empate foi acertado em um final de jogo onde não havia mais possibilidades.
Korobov-Grandelius
Korobov surpreendeu Grandelius com os estranhos 4.h3 numa variante na defesa dos 4 cavalos. Grandelius logo teve possibilidades interessantes na ala do rei, mas talvez devesse ter escolhido um plano envolvendo f5-f4, em vez de deixar o branco abrir a posição com 16.exf5, seguido por 17.d4. Quando Korobov também conseguiu abrir a coluna f, as coisas se tornaram desagradáveis para o negro. Grandelius gastou muito tempo e, finalmente, perdeu com 32.Dg3, ganhando material. Depois disso, Korobov não teve problemas para vencer.
Erigaisi-Svidler
Mais uma vez, vimos alguns preparativos de abertura impressionantes. Com as peças pretas no Anti-Marshall, Svidler jogou 20 lances muito rápido. Até então, eles haviam chegado a uma posição incerta, com chances para ambos os lados. O equilíbrio nunca foi realmente perturbado e, após 39 lances, eles concordaram com um empate por repetição.
Keymer-Abdusattorov
Através de uma ordem de movimento invertida, eles acabaram na variante a6 da Defesa Eslava. Quando Abdusattorov, no lance 13, foi impulsionado a realizar o e6-e5 temático, ficou bem claro que ele havia conseguido uma posição de igualdade. Keymer tentou lançar um ataque na ala do rei, mas nunca pareceu realmente ameaçador. Com os dois jogadores com pouco tempo, Abdussatorov conseguiu ganhar um peão, mas Keymer teve contra-ataque, graças ao seu peão em f6. O erro decisivo foi no lance 43, onde Keymer deveria ter jogado com Te7, o que provavelmente levaria a um final de jogo em que ele, mesmo com um peão a menos, ainda assim teria boas chances de empatar. Em vez disso, Abdusattorov precisou uma atenção maior contra-jogo branco que era o peão de g4 que continha algumas ameaças perigosas. Quando este o contra-jogo do branco desapareceu, o peão d preto trouxa a vitória para as pretas..
Resumo da 5ª Rodada por GM Stellan Brynell
Erigaisi-Keymer
Com as peças pretas na Anti-Marshall, Keymer mais uma vez mostrou como são boas as suas preparações de abertura. Lances como 16.- Ce3! e 18.- c5 foram jogados sem qualquer hesitação. Erigaisi jogou quase tão rápido, então provavelmente não ficou tão surpreso. A abertura acentuada se transformou numa posição mais calma e, uma vez que eles chegaram a um final de torre, o jogo terminou em um empate por repetição.
Svidler-Korobov
Como brancas na defesa siciliana, Svidler optou por uma configuração que se tornou popular nos últimos anos. O branco retoma com a Dama em d4, e segue com b3, Bb2 e 0-0-0. A posição ficou muito complicada, e talvez o branco fosse um pouco mais confortável. No entanto, não foi até 23.- Cb5 24.Bxb5 axb5 25. De2! que Svidler claramente levou a melhor. Korobov estava com problemas de tempo, e 32.Yd1+ que permitiu a dama branca penetrar, foi o erro final.
Grandelius-Maurizzi
Como fez durante todo o torneio, Maurizzi optou por uma variante bem ambiciosa, desta vez com pretas contra Grandelius numa Ruy Lopez. Grandelius estava pronto para o desafio e sacrificou uma peça no lance 24. Parecia que Maurizzi estava com problemas, mas defendeu bem e, finalmente, eles chegaram a um final de damas empatado.
Ju-Abdusattorov
Ju jogou a variante Alapin contra a defesa siciliana de Abdusattorov. Depois que o branco forçou o enfraquecimento da posição preta com f7-f6, parecia que ela estava melhor. No entanto, o preto conseguiu trocar os bispos de casas brancas e as chances mudadram.. O preto teria vantagem no final, mas no lance 48, quando Abdusattorov teve a chance de obter um ataque decisivo combinando jogadas como Tb2+ e Ce4, ele preferiu ir para um final com peão a mais, onde o branco tinha chances reais de empatar. Apesar de não ter muito tempo, Ju defendeu perfeitamente, e Abdusattorov acabou não chegando perto de vencer.
Resumo da 4ª rodada por GM Stellan Brynell
Abdusattorov-Grandelius
Abdusattorov jogou uma variante de uma abertura incomum, o que fez com que Grandelius gastasse muito tempo. Jogando muito rápido, Abdusattorov conseguiu colocar muita pressão no adversário, que provavelmente era exatamente o que ele havia planejado. Nos momentos críticos em torno do lance 20, Nils não conseguiu encontrar as jogadas corretas e, no lance 30, Abdusattorov construiu uma forte posição de ataque. Ele rompeu com uma série de jogadas forçadas e, pouco antes do 40º lance, o preto levou xeque mate. (Dizem as más linguas que o Grandelius não abandonou antes por o branco, pelo que jogou e como prêmio, merecia finalizar com xeque mate!!!)
Keymer-Ju
Com as peças brancas na versão de troca no Gambito da Rainha, Keymer parecia ter uma posição promissora. No entanto, cometeu um erro grave no lance 27, custando-lhe uma peça, com apenas um peão como compensação. Talvez ele tivesse perdido 29.- Ng5, que impediu o mate em h7, enquanto ameaçava a rainha ao mesmo tempo. Keymer continuou lutando e, depois de um tempo, era óbvio que não seria fácil para Ju vencer o jogo. Por fim, Keymer conseguiu chegar a uma posição empatada, mas com muito pouco tempo restante, foi difícil para ele encontrar os movimentos certos. Seu erro final foi 64.Kc5, o que deixou o rei negro de fora, já que ele não poderia jogar 65.Kc4, devido ao forte 65.- Ng4, e as quedas de f-pawn do branco.
Korobov-Erigaisi
Em uma versão inicialmente calma da Defesa Semieslava, as coisas esquentaram quando Erigaisi jogou o perigoso 14.- Dd6, seguido por 15.- Bxh2. No entanto, a situação estava sob controle, e quando Korobov recuperou seu peão em d4, isso levou a uma série de trocas e um final de jogo que ninguém poderia ganhar.
Maurizzi-Svidler
Em uma longa variante Anti-Marshall, o branco teve o jogo mais fácil, mas Svidler defendeu bem e conseguiu superar com segurança todos os problemas. Após 29 lances, o jogo terminou empatado por repetição. Este jogo foi muito interessante do ponto de vista da teoria de abertura.
Resumo da 3ª Rodada por GM Stellan Brynell
Svidler-Abdusattorov
Com as peças pretas na abertura inglesa, Abdusattorov fez uma variação ambiciosa. No entanto, o equilíbrio foi mantido e não houve lance decisivo. Quando chegaram ao fim do jogo com bispos de cores opostas, um empate foi acertado.
Grandelius-Ju
Grandelius optou pela variante das trocas no Gambito da dama. Em pouco tempo, eles alcançaram uma posição simétrica, onde Grandelius tinha a peças mais bem colocadas. Um cavalo que domina as casas brancas do preto é uma grande vantagem na prática, mas, teoricamente, não deve ser suficiente para vencer o jogo. Grandelius continuou manobrando, mas Ju se defendeu pacientemente. Depois de um tempo, suas peças ficaram um pouco descoordenadas, mas até então, Grandélius havia usado muito tempo para poder aproveitar. Em vez de manter a pressão, ele simplificou na jogada 60, chegando a um final de jogo que Ju segurou com facilidade.
Korobov-Keymer
Korobov escolheu uma versão segura e calma contra a defesa Nimzo-India de Keymer. Isso permitiu que o preto igualasse facilmente. Surpreendentemente, Keymer não jogou 15.- a4. Em vez disso, ele permitiu que Korobov realizasse b2-b4, após o que sua dupla de bispos lhe desse uma ligeira vantagem. No lance 27, Korobov ofereceu uma troca de damas com Dc5. Poderia ter sido melhor jogar, por exemplo, 27.Tc1 Cc4 28.Df4, com a ideia de colocar o bispo em d4 depois. Mesmo após a troca de damas, as brancas ficaram pouco melhores, mas Keymer defendeu bem e conseguiu segurar meio ponto.
Erigaisi-Maurizzi
Parecia que Maurizzi havia empatado com pretas na defesa eslava, mas no lance 22, ele não resistiu a sacrificar uma peça em f4, algo que não era absolutamente necessário. Parecia promissor para começar, mas uma vez que Erigaisi conseguiu se livrar do cavalo plantado em f4, ele resolveu seus piores problemas. Aos poucos, o branco avançou e, finalmente, chegou a um final de jogo que venceu facilmente com sua peça a mais.
Resumo da 2ª Rodada por GM Stellan Brynell
Maurizzi-Korobov
Com as peças brancas numa catalã, Maurizzi fez um ambicioso sacrifício de peões, com a ideia de conseguir uma compensação posicional. Parecia promissor por um bom tempo, mas quando Korobov foi autorizado a avançar seu peão até a3, ficou claro que o preto era melhor. Com problemas de tempo, a vantagem aumentou e, após a jogada 40, Korobov conseguiu garantir todo o ponto.
Ju-Svidler
Svidler optou por jogar 1.d4, enquanto Ju jogou um d6, g6 e depois e5 um tanto provocativo. A posição ficou muito complicada, já no 14º lance quando Ju não conseguiu encontrar lance melhor que a volda da dama pra casa d1, Svidler aproveitou e conquistou a iniciativa. Depois de algumas boas manobras, seu par de bispos dominou o tabuleiro. Ele não cometeu erros e conseguiu furar a defesa das brancas e garantir a vitória.
Abdusattrov-Erigaisi
Depois que o jogo começou com 1.c4, a abertura rapidamente se transformou na defesa eslava. No lance 10, Abdusattorov fez a surpreendente jogada h4. Isso surtiu o efeito pretendido, já que Erigaisi passou muito tempo calculando os lances seguintes. No entanto, ele usou bem seu tempo. Até parecia que Erigaisi tinha algumas chances de vitória, com um forte cavalo contra o bispo branco, mas Abdusattorov conseguiu abrir o jogo e Erigaisi teve que forçar o empate por repetição. Um jogo interessante entre os dois principais favotitos do torneio.
Keymer-Grandelius
Em uma variante inusitada na defesa eslava, ambos os jogadores pareciam estar muito bem preparados. Os primeiros 19 lances foram jogados em velocidade relâmpago. Apesar do computador avaliar a posição como quase igual, era óbvio que a pressão estava sobre o preto, que tinham que encontrar a defesa exata contra o ataque branco que se aproximava. Grandelius rapidamente se perdeu. O infeliz 22.- De7 deixou o branco avançar seu peão de d, e isso era tudo o que Keymer precisava para iniciar um ataque decisivo. Ele terminou o jogo com uma jogada impressionante numa posição muito afiada.
Resumo da 1ª Rodada por GM Stellan Brynell
Maurizzi-Keymer
Semieslava, variante Moscou. Maurizzi sacrificou um peão e o jogo ficou muito afiado, e Keymer usou muito tempo. O branco então jogou 15.g4, o que foi um pouco otimista demais. Isso permitiu que Keymer abrisse a diagonal longa com 15.- c5. Depois disso, o preto era claramente melhor. O branco continuou seu ataque, mas Keymer defendeu com impressionante precisão. Maurizzi abandonou antes de responder 29º lance preto..
Korobov-Abdusattorov
Abertura inglesa. A posição era muito equilibrada. Parecia que Abdusattorov havia criado algumas chances com seu forte peão passado na coluna “c”, mas no lance 34…Tc5?, ele perdeu o peão em b6 quando tentou evitar um empate por repetição. Outro erro no tempo o fez perder o c-peão também. Isso permitiu que Korobov segurasse todo o ponto.
Erigaisi-Ju
Grunfeld-variante do fianqueto. O jogo rapidamente ficou muito afiado, quando Ju sacrificou a troca com 12.- cxd4. Esse movimento só foi jogado uma vez antes, com a Ju de brancas! A primeira novidade foi 15.Db3. (A própria Ju jogou 15.Cc7.) Erigaisi parecia ter uma posição promissora por muito tempo, mas foi só aos 19.- exf6 que sua vantagem se tornou grande. O preto teria boas chances de segurar as coisas com 19. Bxf6, por exemplo 20.Cd5 Cc5 seguido por Ce6. Erigaisi agora podia forçar uma série de simplificações com Db5 e, depois disso, não teve problemas para vencer o final do jogo.
Svidler-Grandelius
Com as peças pretas na Abertura Italiana, Grandelius logo teve uma boa posição. Através da manobra Cf6-h7-g5, ele teve chances promissoras ao longo da coluna “f”. Svidler conseguiu trocar os bispos de casas pretas, mas em vez disso, sua dama acabou em posição incômoda na ala da dama. Nils não encontrou nenhuma boa maneira de explorar isso, e Svidler se ajeitou e, após 40 lances, os jogadores concordaram com o empate.
Regulamento do Desempate
A. Geral
1. Se os dois ou mais melhores jogadores marcarem o mesmo número de pontos no torneio, um desempate para determinar o vencedor do torneio será jogado. Todos os jogadores com essa maior pontuação participarão dos jogos de desempate. Independentemente do resultado, o prêmio em dinheiro será dividido igualmente entre todos os jogadores no tiebreak.
2. Os jogos de desempate são disputados apenas para determinar o vencedor do torneio. Todos os outros jogadores (exceto o vencedor) no desempate dividirão o segundo lugar. Assim que houver um vencedor claro, outros jogos de tiebreak programados não serão mais disputados.
3. Os jogos de desempate serão disputados após o término de todos os jogos. Cada jogador terá um período mínimo de descanso de 30 minutos antes do início dos jogos de desempate.
4. Em princípio, não haverá um período de descanso entre os jogos de desempate, ou seja, os próximos jogos serão disputados o mais rapidamente possível. No entanto, o árbitro-chefe pode decidir sobre a concessão de um período de descanso limitado.
5. Os árbitros reservam-se o direito de se desviar das regras de desempate se o considerarem necessário.
B. Controle de
tempo 1. O controle de tempo dos jogos de tiebreak para ambos os jogadores é de 3 minutos com um incremento de 2 segundos por movimento a partir do primeiro movimento, com exceção para jogos de desempate de ‘morte súbita’.
2. O controle de tempo dos jogos de desempate de “morte súbita” (ver parágrafo C.2) é de 2 minutos e meio para branco e 3 minutos para preto, com um incremento de 2 segundos por movimento a partir do primeiro movimento para ambos os jogadores.
3. O calendário de jogos de desempate depende do número de jogadores nos jogos de desempate (ver pontos C a F). Se os dois ou mais melhores jogadores marcarem o mesmo número de pontos após uma série de jogos de desempate, esses jogadores avançarão para a próxima série de jogos de desempate, seguindo o cronograma relevante relacionado ao número de jogadores restantes (ver parágrafos C a F).
Não. Dois jogadores
Se houver dois jogadores no desempate, aplicar-se-á o seguinte calendário de jogo:
1. Será disputado um jogo de play-off de dois jogos. Um sorteio decidirá qual jogador começará com branco.
2. Se o jogo do play-off, de acordo com a secção 1 acima, resultar num empate, será disputado um jogo de “morte súbita”. Se este jogo for um empate, o próximo jogo de ‘morte súbita’ será jogado. Isso continuará até que um jogador ganhe um jogo. Um sorteio decidirá qual jogador começará com branco. O outro jogador jogará branco nos próximos dois jogos de ‘morte súbita’. Depois de três ‘jogos de morte súbita’, o primeiro jogador jogará branco nos próximos dois jogos, e assim por diante.
Não. Três jogadores
Se houver três jogadores no desempate, o seguinte calendário de jogo será aplicado:
1. Um torneio de rodada única (seguindo as tabelas de Berger) será jogado. Um sorteio decidirá os números emparelhados.
2. Se houver empate com três jogadores no torneio de play-off, conforme a seção 1 acima, um novo torneio de rodada única será jogado, com as cores invertidas.
3. Se houver empate com três jogadores no torneio de play-off, conforme a seção 2 acima, uma nova rodada única será jogada de acordo com a seção 1 (e 2) acima. Isso continua até que um ou dois jogadores ganhem o torneio de play-off.
4. Se houver empate com dois jogadores no torneio de play-off, conforme a seção 1 a 3 acima, os jogos de tie break continuam de acordo com o parágrafo C acima.
Não. Quatro jogadores
Se houver quatro jogadores no desempate, aplicar-se-á o seguinte calendário de jogo:
1. Dois jogos do play-off das meias-finais serão disputados em simultâneo, seguindo o calendário de jogos do play-off, conforme o parágrafo C.
2. As duplas das partidas do play-off serão baseadas nos seguintes critérios relacionados à classificação final do torneio principal, onde o número 1 jogará contra o número 4 e o número 2 jogará contra o número 3:
a. o resultado mútuo,
b. o placar de Sonneborn-Berger,
c. o jogador com mais jogos com preto,
d. sorteio.
3. Os dois vencedores dos jogos do play-off das meias-finais disputarão um jogo final do play-off, seguindo o calendário de jogos do play-off de acordo com a alínea C).
F. Cinco ou mais jogadores
Se houver cinco ou mais jogadores no desempate, o seguinte calendário de jogo será aplicado:
1. Um torneio de rodada única (seguindo as mesas de Berger) será jogado. Um sorteio decidirá os números emparelhados.
2. Se houver empate com todos os jogadores no torneio de play-off, conforme a seção 1 acima, um novo torneio de rodada única será jogado, com as cores invertidas.
3. Se houver um empate com todos os jogadores no torneio de play-off conforme a seção 2 acima, um novo round robin único será jogado de acordo com a seção 1 (e 2) acima. Isso continua até que nem todos os jogadores tenham a mesma pontuação após o torneio de play-off.
4. Se houver um empate com cinco ou mais (mas não todos) jogadores no torneio de play-off conforme a seção 1 a 3 acima, um novo torneio de rodada única será jogado de acordo com a seção 1 (a 3) acima.
5. Se houver empate com dois, três ou quatro jogadores no torneio de play-off, conforme as seções 1 a 3 acima, os jogos de desempate continuam de acordo com os parágrafos C a E acima.
Galeria de fotos
O TePe Sigeman Chess Tournament é o torneio de xadrez de grande mestre da Suécia.
Saiba mais sobre o evento
Jogadores
GM Nodirbek Abdusattorov GM Arjun Erigaisi GM Ju Wenjun GM Vincent Keymer GM Pedro Svidler GM Anton Korobov GM Nils Grandelius GM Marc'Andria Maurizzi
Horário
O evento começa em 27 de abril às 9h ET / 15:00 CEST / 18:30 p.m. IST. Clique aqui para ver a programação detalhada.
Formato
Os jogadores competem em um único round-robin de oito jogadores. O controle de tempo é de 90 minutos para 40 movimentos, com mais 30 minutos para o resto do jogo e um incremento de 30 segundos por movimento.
Localização
O evento acontecerá no Elite Plaza Hotel, em Malmo, na Suécia.
Malmo, Suécia.
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